Voltar

Notícias

Macuquenses concluem Curso Básico de Produção Textual


16 de dezembro de 2015 620 visitas

Seguindo o ritmo acelerado dos cursos oferecidos em conjunto pelo SESC (Serviço Social do Comércio) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco, a comunidade local fechou novo ciclo de aprendizado e troca de experiências, cujo alicerce foi o projeto ‘Saber Comunitário’, marca registrada da parceria entre as duas instituições.
Com empolgação e determinação, os alunos participaram do Curso Básico de Produção Textual, novamente coordenado pela professora Maria Rosangela da Silva Pires. Familiarizada com os estudantes, ela desenvolveu o trabalho de forma diferenciada e dinâmica, promovendo uma interação que prendeu a atenção dos cursistas, os deixando à vontade para compreender melhor todos os temas propostos.
Aproveitando trecho da canção de Geraldo Vandré: (…) Vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer (…), é possível sintetizar o Curso de Produção Textual. Segundo a própria instrutora, os alunos se surpreendendo positivamente, pois, segundo eles, o clima foi realmente envolvente.
Conforme relatado nas aulas, no dia a dia as pessoas são levadas a narrar, descrever e opinar, o que acontece sem obstáculos. Todavia, quando o assunto passa a ser exigido na forma escrita, surgem calafrios, bloqueios e falta de inspiração. Com o assunto distribuído em tópicos, os temas eram discutidos, exemplificados, exercitados com naturalidade, lançando mão de músicas, sínteses dos temas, revisão de regras ortográficas, leitura e produção de textos, tudo dentro do conteúdo programático.
Por desconhecerem normas cultas, muitas pessoas têm acesso limitado a artigos de jornal, discursos políticos, e obras literárias, teóricas e científicas, enfim, a todo um patrimônio cultural acumulado há séculos pela humanidade. Assim, o resultado de uma semana de aprendizagem e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no cotidiano foi a produção de um texto criativo e cujo conteúdo demonstrou aquisição e aplicação de conceitos de coesão e coerência e de normas básicas de Língua Portuguesa.
Marcando o encerramento do curso, alunas teatralizaram poesias, numa narrativa moderna intitulada ‘Deu a louca nos contos de fadas’. Todos cantaram uma paródia da música ‘Andança’, vivenciando momentos inesquecíveis, que certamente serão revividos. “As pessoas que marcam nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, mais dinheiro ou os melhores prêmios. São as que se preocupam conosco, cuidam de nós e são exatamente assim, como vocês, alunos do curso: alegres, otimistas, confiantes, parceiros… Os homens não têm tempo de conhecer coisa alguma, compram tudo pronto nas lojas. Mas não existem lojas de amigos e os homens não têm mais amigos”, relatou Rosangela em seu discurso.
Jucilea Brito e Luizão Souza, coordenadora do projeto e secretário de Desenvolvimento Social, respectivamente, estiveram na solenidade de encerramento e destacaram o entrosamento dos macuquenses com os cursos. “É indiscutível a qualidade dessa parceria com o SESC. Macuco obteve novos conhecimentos com esse trabalho”, disse Luizão, tendo suas palavras aprovadas pela coordenadora. “Formamos uma família e a doação e sensibilidade da professora Rosângela, aliada aos esforços dos alunos comprova isso de forma incontestável”, declarou Jucilea.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO