Você está visualizando atualmente SESC e Desenvolvimento Social de Macuco: parceria que deu certo
????????????????????????????????????

SESC e Desenvolvimento Social de Macuco: parceria que deu certo

Em 2015, mais de 200 alunos foram capacitados nos cursos oferecidos

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO
Terminado o primeiro mês de 2016, os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco, coordenados pelo titular da pasta, Luizão Souza, já trabalham em ritmo acelerado para promover o planejamento que irá atender à população local durante os próximos meses nas mais diversas áreas.
Após um balanço das atividades do ano passado, quando conseguiram seguir as determinações do prefeito Félix Lengruber e mudar a concepção da pasta, deixando de lado o velho conceito clientelista e adotando práticas de valorização ao desenvolvimento humano, os integrantes da secretaria reconhecem na parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio), através do Projeto Saber Comunitário, uma ferramenta indispensável de apoio à população local, cujos benefícios já começaram a ser sentidos por aqueles que frequentaram os cursos.
Informações colhidas junto à servidora Jucilea Brito, coordenadora da parceria em Macuco, iniciada em agosto de 2015, foram realizados dez cursos, beneficiando um total de 245 macuquenses. Diversificados, os ensinamentos repassados por instrutores experientes e capacitados tiveram como meta aumentar os conhecimentos e, consequentemente, a qualidade de vida da população de Macuco.
Com iniciativas simples e objetivas adotadas durante as aulas, a expectativa é de isso faça com que os cursos oferecidos se configurem como já ocorre em inúmeros casos, na geração de emprego e renda, redundando em novas oportunidades de crescimento profissional e pessoal para a comunidade local. Vale lembrar que, além de aulas teóricas, os cursistas receberam ensinamentos práticos.
Dentre os cursos que mais atraíram a atenção dos macuquenses, o de Educação Nutricional para Crianças ganhou destaque, especialmente por orientar os frequentadores sobre como oferecer uma alimentação balanceada e nutritiva e assim garantir um crescimento saudável para crianças e adolescentes.
“Estamos realmente muito empolgados e agradecidos com essa parceria com uma entidade que tem grande respaldo e influência no cotidiano da sociedade fluminense. O SESC é um parceiro indispensável e certamente esse ano teremos mais novidades”, declarou o secretário Luizão.
Os meses de realização dos cursos, e seus respectivos números de alunos foram os seguintes: Agosto – Cuidador de Idosos (22) e Horta Comunitária (22); Setembro – Cuidador de Crianças Especiais (38), Compostagem Caseira (07) e Cuidador de Idosos (35); Outubro – Cuidador de Criança (20) e Agente Sócio-Ambientais (22); Novembro a Básico de Língua Portuguesa (30), Básico de Produção Textual (25) e Educação Nutricional para Crianças (24). “Esses números comprovam que acertamos ao lançar mão dessa parceria com uma instituição tão conceituada como o SESC”, disse Jucilea.