Voltar

Notícias

Macuco recebe veículo para intensificar combate à Dengue


24 de dezembro de 2015 680 visitas

Intuito é utilizar o carro no transporte de pacientes com a doença
Nesta terça-feira, 22, o governador Luiz Fernando Pezão fez a entrega de 276 veículos a 91 municípios fluminenses. Segundo ele, o objetivo é prestar auxílio às administrações no transporte de pacientes e reforçar ainda mais as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
As prefeituras receberam a doação de 170 carros da Secretaria de Saúde, adquiridos com a verba do Ministério da Saúde, para uso em investigação de casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Já o RioSolidario e a Loterj distribuíram 106 carros e ambulâncias que atuarão no deslocamento de pacientes que precisam realizar procedimentos médicos em outras localidades.
Ainda segundo Pezão, os municípios precisam desses carros para as ações, precisam de ambulâncias para transportar seus pacientes e essa é uma verba específica para a Vigilância Sanitária, que é destinada para isso. A verba investida na aquisição dos veículos distribuídos pela Secretaria de Estado de Saúde foi proveniente do Ministério da Saúde e é referente à rubrica Vigilância em Saúde, para uso exclusivo em ações de Vigilância Epidemiológica (apoio às equipes de campo, transporte de amostras, investigação de casos, entre outras) a serem definidas pelos municípios.
Os veículos foram distribuídos da seguinte forma: municípios com população superior a 160 mil habitantes receberam 3 carros; municípios com população entre 23 mil e 160 mil habitantes receberam 2 carros; municípios com população inferior a 23 mil habitantes receberam 1 carro. Após a entrega dos carros, cabe aos municípios a transferência da documentação e todas as demais despesas geradas com seu uso, assim como o acompanhamento das atividades.
Macuco recebeu um carro, conforme as determinações do Governo do Estado. De acordo com o prefeito Félix Lengruber, o veículo será fundamental para intensificar as ações de vigilância e melhorar o atendimento à população da cidade. “Sabemos o quanto é necessária a prevenção às doenças e nesse sentido o carro que nos foi doado também auxiliarão na remoção de pacientes para outros municípios caso haja a necessidade. Agradeço em nome da população de Macuco ao nosso governador Pezão por nos proporcionar a oferta de mais conforto e agilidade”, declarou Félix.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO