Voltar

Notícias

Loja Maçônica Pátria e Família de Cordeiro comemorou seus 120 anos de Fundação


14 de dezembro de 2017 1.891 visitas

No último sábado (02/12), a Loja Maçônica Pátria e Família nº 0579, atualmente presidida pelo Venerável Mestre Everson Pereira Espíndola, festejou junto à sociedade cordeirense a passagem dos seus 120 anos de fundação e de relevantes serviços prestados a comunidade.
A Loja Pátria e Família não foge aos princípios maçônicos de fraternidade, liberdade e igualdade e desenvolve através de seus membros inúmeros trabalhos filantrópicos na comunidade cordeirense, contando sempre em suas colunas com homens livres e de bons costumes, defensores da pátria e principalmente da família.
A maçonaria, é uma instituição discreta, organizada em potências e distribuída em células, denominadas Lojas Maçônicas que atuam sob a vigília da sua jurisdição, as Grandes Lojas Maçônicas que estão presentes em todas as unidades federativas do Brasil. A entidade é definida segundo seu próprio regimento como uma instituição universal que tem por objetivo tornar feliz a humanidade, pelo amor, aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pelo respeito à autoridade e a crença de cada um e é alicerçada por três grandes pilares que já foram citados acima: liberdade, igualdade e fraternidade que impulsionaram grandes revoluções ao redor do mundo.
Durante muitos anos a sociedade brasileira foi cercada de mitos e lendas relacionadas à maçonaria e a religião, mas que convergem para extinção com o amplo diálogo que vem acontecendo entre as instituições, reforçado pelo momento em que a igreja católica se aproxima cada vez mais dos fiéis e a maçonaria abre suas portas ao mundo.
A comemoração aconteceu em concorrida solenidade na sede da Pátria e Família e logo após foi servido um delicioso jantar no Clube Social Cordeirense, preparado com muito carinho pelo maçom Cristiano Buda e esposa, a sessão contou com a presença de várias Lojas Maçônicas da Região que vieram prestigiar tão significativa data, os familiares dos maçons também estiveram presentes, além de várias Instituições e autoridades do Município de Cordeiro, como o Secretário Municipal de Administração representando o Prefeito Luciano Batatinha, o Sr. Humberto Campos representando o Presidente do Legislativo, o Vereador Furtoso de Fátima, o Lins Club representado pelo seu presidente Conrado Bucker e o Dr Wilson Vieitas Braga presidente da 45ª Subseção da OAB/RJ e convidados.