Voltar

Notícias

Inscrições para o Festival de Poesia Falada deste ano abertas até 4 de setembro


24 de agosto de 2015 200 visitas

Podem concorrer apenas textos inéditos. Premiação será entregue em 18 de setembro, durante a Feira Literária de Cantagalo

Intérpretes serão avaliados durante a apresentação das poesias classificadas, em 18 de setembro[/caption]Cantagalo – A Secretaria de Cultura de Cantagalo está com inscrições abertas para o Festival de Poesia Falada deste ano. Segundo a secretária Cristiane Robadey, o prazo se encerra no próximo dia 4 de setembro, às 17 horas.

Conforme o regulamento, cada concorrente poderá participar com uma poesia com tema livre. Ao efetuar a inscrição, o interessado deverá enviar oito cópias da poesia, sem constar nome do autor, somente pseudônimo, que também deve ser inédito. A ficha de inscrição deverá ser entregue em envelope juntamente com a poesia na própria Secretaria Municipal de Cultura (Rua Dr. Júlio Santos, 54 – Centro).

Serão aceitas apenas as poesias que tenham um máximo de 60 versos. Encerrado o período de inscrições, será realizado, no período de 8 a 11 de setembro, o processo de seleção, classificação e julgamento das poesias concorrentes. O julgamento será feito por uma banca de cinco pessoas: dois representantes dos escritores cantagalenses, um professor de Língua Portuguesa, um representante dos poetas cantagalenses e um representante da comunidade.

A entrega da premiação será realizada no dia 18 de setembro, a partir das 19 horas, durante a realização da Feira Literária de Cantagalo (Flican), em local ainda a ser definido. Serão classificadas as 20 melhores poesias, das quais 10 serão premiadas com troféus e medalhas. Durante a cerimônia, também será escolhido o melhor intérprete, que será premiado com troféu.

Ano passado, por exemplo, os vencedores foram Matheus Lucas de Arruda Câmara, com a poesia ‘Essa doce lembrança’, com o tema ‘Livre’, e Rita Márcia Jardim Daflon Gama, com a poesia ‘Cantagalo, história e nostalgia’, na categoria ‘Cantagalo’, que fazia alusão aos 200 anos da cidade, completados em março deste ano.

Ano passado, por exemplo, foram duas categorias: ‘Livre’ e ‘Coreto do Jardim’. Os vencedores foram Carlos Henrique Muniz Castro, na categoria ‘Livre’, com a poesia ‘Chuva’, e Igor Ferreira dos Santos, pela categoria ‘Coreto do Jardim’, com a poesia ‘Bença’.

Em caso de dúvida, o interessado poderá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Dr. Júlio Santos, 54 – Centro (ao lado da Igreja Matriz do Santuário do Santíssimo Sacramento), pelo telefone (22) 2555-5149 ou, ainda, pelo e-mail da secretaria: cultura@cantagalo.rj.gov.br.

Redação: Gilmar Marques