Voltar

Notícias

INPA capacita trabalhadores da construção civil no combate ao Aedes Aegypti


11 de março de 2016 199 visitas

Em tempos de Zika, Dengue e Chikungunya, a prevenção e o combate ao mosquito transmissor dessas doenças, se tornou a melhor solução. Visando a eliminação do mosquito, o INPA capacitará cerca de 120 trabalhadores da construção civil, em Manaus, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), para fazer o controle do vetor Aedes Aegypti, com o uso da técnica cal e cloro.

Em entrevista ao programa Falando Francamente desta sexta-feira (04), o Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Wanderli Pedro Tadei, falou sobre a capacitação dada a trabalhadores da construção civil no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Segundo o pesquisador, a ação faz parte da operação “Zika Zero”, que foi deflagrada em todo o país, com a proposta de promover um ambiente livre do mosquito Aedes Aegypti: “Os casos de dengue de Manaus, mostram um salto muito grande, em 2011, atingindo o número de 50 mil casos registrados. Anos antes, muitas construções se iniciaram na cidade, e foi verificado que as construções poderiam ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e decidimos que veríamos encontrar um caminho para combater isso. As brigadas que serão capacitadas, atingirão, ao final, o número de 879 brigadas, com cerca de 3108 pessoas”.

De acordo com Wanderli Tadei, a técnica que será ensinada será a da utilização de mistura de cal e cloro: “A mistura é específica para ser usada em prédios e casas em construção, mas não pode ser aplicada nas residências, devido a sua toxicidade”.

Confira a íntegra da entrevista no player acima e saiba mais sobre o assunto.

O programa Falando Francamente, vai ao ar de segunda a sexta, às 15h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 13h (horário local), na Rádio Nacional do Alto Solimões.
Produtor
Cleide Oliveira e Artemisa Azevedo