Você está visualizando atualmente Hemocentro de Nova Friburgo passa a ter autonomia para processar sangue coletado

Hemocentro de Nova Friburgo passa a ter autonomia para processar sangue coletado

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Comentários do post:0 Comentário

Até então, sangue precisava ser levado ao Rio de Janeiro para ser processado

A Saúde de Nova Friburgo tem mais uma importante conquista. O sangue coletado no Hemocentro passa agora a ser processado no próprio município, sem precisar ser levado ao Rio de Janeiro para passar pelo procedimento, como era feito até então. Na prática, isso dá mais agilidade ao atendimento à população e também economia para os cofres públicos.

De acordo com a secretária de Saúde, Suzane Menezes, a novidade é encarada com muito orgulho por toda a equipe, pois é resultado da busca constante por melhorias para a rede pública de saúde.

“Temos uma equipe de profissionais excelentes, mas para alcançarmos o êxito, tínhamos ainda que cumprir algumas exigências da Vigilância Estadual de Saúde, como a validação dos equipamentos, por exemplo. Havia equipamentos importantes para o funcionamento da unidade que já faziam parte dela antes da atual administração assumir, e que ainda não haviam sido validados. Com muito empenho, conseguimos essa vitória e a população colherá bons frutos disso”.

O Hemocentro de Nova Friburgo recebeu recentemente novos equipamentos e é um órgão fundamental para a região, pois não atende apenas o município, mas todo o entorno. Inclusive, em alguns momentos, chega a auxiliar o Hemorio no abastecimento do estoque de sangue. Por isso, a Secretaria de Saúde estima que, para ter um fornecimento de sangue ideal, seja necessário receber uma média de 30 doadores por dia e, para tanto, faz um apelo à população.

“Convidamos a população friburguense e também os moradores de cidades vizinhas para que venham até o nosso hemocentro e tenham esse gesto de solidariedade, pois é o que salva muitas vidas”, disse Suzane Menezes.

DOAÇÃO – Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem à doação).

SERVIÇO – O Hemocentro fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro, e recebe os doadores de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Os interessados precisam levar carteira de identidade ou outro documento com foto.