Voltar

Notícias

Governo do Rio amplia oferta de água em Rio Claro


14 de novembro de 2015 493 visitas

Obras incluíram estação de tratamento e ligações domiciliares com hidrômetro

O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, nesta sexta-feira (13/11), o novo sistema de abastecimento de água tratada das localidades de Fazenda da Grama e Várzea do Inhame, que amplia a oferta de água no município de Rio Claro, no Médio Paraíba. O projeto de R$ 2,4 milhões garantiu a construção de sistema completo, desde a captação até a distribuição para os moradores da região.

– Fazenda da Grama tem uma importância histórica para o Médio Paraíba, é um destino turístico natural. Essa região é uma das que mais investiu no meio ambiente e queremos contribuir cada vez mais – disse o governador.

Na localidade de Fazenda da Grama, foi construído um ponto de captação de água de superfície no Rio Piraí, com dois conjuntos motor-bomba e capacidade para transportar 20 mil litros por hora; assentada adutora de água bruta com 4.020 metros de extensão e diâmetro de 100 milímetros; e instalada a nova Estação de Tratamento de Água (ETA), compacta de metal, para tratar até 20 mil litros por hora.

A nova ETA conta com leito para secagem do lodo oriundo da estação, destinação final do produto inerte e casa química compatível com sua vazão, além de elevatória de água tratada com dois conjuntos motor-bomba (sendo um de reserva), com capacidade para bombear 20 mil litros por hora. As obras incluíram também o assentamento de adutora de água tratada de 1,8 mil metros de extensão e 100 mm de diâmetro, 5,4 mil metros de redes de distribuição com diâmetros de 50 a 75 mm e 200 ligações domiciliares com o fornecimento de hidrômetro.

Já em Várzea do Inhame, foram construídos booster com dois conjuntos motor-bomba (sendo um de reserva), com capacidade de 4,5 mil litros por hora; assentados 2.950 metros de redes de distribuição com diâmetros de 50 a 75 mm; e executadas 80 ligações domiciliares com hidrômetro.

– Implantaremos um sistema de abastecimento completo para as cidades do interior, um pedido do governador – afirmou o presidente da Cedae, Jorge Briard.

Moradores comemoram

Proprietária de um bar no bairro São Joaquim da Grama, Sônia Lúcia Santana, de 62 anos, aprovou as melhorias no abastecimento da região.

– A obra vai mudar a vida da população. Antes, não tinha água. A gente atendia a comunidade com água de mina – contou a comerciante.

Fotos de André Gomes de Melo