Voltar

Notícias

Governo do Estado inaugura unidade da Faetec em Piraí


4 de outubro de 2018 88 visitas

Previsão é de que mais de 1,9 mil profissionais sejam formados por ano

O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, nesta sexta-feira (28/9), a nova unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) no município de Piraí, no Médio Paraíba. A unidade terá capacidade para formar 1.916 profissionais por ano nos segmentos de Turismo, Hospitalidade e Lazer, Construção Civil, Informática e Produção e Distribuição de Energia. Os alunos serão preparados para atuar nos principais setores da região, alavancando a economia local, com potencial de crescimento.

– Estamos retomando os investimentos graças ao Regime de Recuperação Fiscal. A previsão é de que sejam inauguradas novas unidades da Faetec até o fim do ano. Além das unidades de ensino técnico, a expectativa é de que, até dezembro, cerca de 240 escolas de Ensino Médio com horário integral estejam funcionando – disse o governador.

Cerca de R$ 4,5 milhões foram investidos na construção da unidade, que inicia suas atividades já no próximo mês. No espaço de 1.180 m², a escola foi construída em estrutura modular, dividida em salas de aula e laboratórios, como os de informática, hidráulica, elétrica e barman. A unidade conta ainda com sala de reunião, padaria, cozinha, auditório multimídia e praça da ciência.

– A unidade de Piraí tem hoje um grande potencial e está pronta para receber e qualificar para o mercado de trabalho os moradores da região – afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriel Neves.

A Faetec Piraí oferecerá os seguintes cursos de qualificação profissional: Cozinheiro; Auxiliar de Cozinha; Bartender; Padeiro; Confeiteiro; Salgadeiro; Operador de Computador – Ambiente Windows; Operador de Computador – Ambiente Linux; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Recursos Humanos; Assistente de Operações Logísticas; Eletricista Predial; Encanador e Instalador Técnico; Inglês e Espanhol.
– A inauguração dessa unidade é muito importante, especialmente nesse momento, de retomada de desenvolvimento econômico no Médio Paraíba. A região está recebendo vários investimentos e vai precisar de mão-de-obra especializada – ressaltou o prefeito de Piraí, Luiz Antônio Neves.

Inscrições abertas

Estão abertas 80 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos de Excel Avançado, Informática – Ambiente Windows I e Informática – Ambiente Windows II. As inscrições são feitas pelo site www.faetec.rj.gov.br e a seleção é realizada por meio de sorteio.

– Essa unidade foi um desafio para nós da Faetec, é uma resposta à sociedade. A escola será referência para a região – disse o presidente da Faetec, Miguel Badenes.

A primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim, e o vice-presidente da Faetec, Gilson Carlos Rodrigues Paulino, também participaram da inauguração.

Fotos: Paulo Vitor