Voltar

Notícias

Governador do Rio de Janeiro, Pezão é diagnosticado com câncer


24 de março de 2016 189 visitas

Resultado de exame de biópsia foi divulgado nesta quinta-feira pelo médico que cuida de Pezão, internado há duas semanas

O Dia

O governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão anunciou que está com câncer no sistema linfático, em coletiva de imprensa realizada no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na zona sul, nesta quinta-feira (24).

O diagnóstico de linfoma não-Hodgkin foi confirmado após o resultado da biópsia ficar pronto. Um pré-diagnóstico já teria sido feito anteriormente, mas o exame confirmou a presença da doença. Quando foi internado em 12 de março na unidade, a informação era que a ida de Pezão para o hospital era para tratar de uma sinusite.

Na quarta-feira (23), a mulher de Pezão, Maria Lúcia Porto Jardim mostrava otimismo durante entrevista na saída do hospital. “Ele está animado. Ontem (terça-feira) ele acordou e queria ir embora”, afirmou.

Com o diagnóstico obtido, logo será iniciado o tratamento de Pezão, que deve pedir licença do cargo de governador para cuidar da saúde. Quem assume o posto agora é seu vice, Francisco Dornelles, de 81 anos.

Dilma já teve o mesmo tipo de câncer

Em 2009, a presidente Dilma Rousseff teve o mesmo tipo de câncer do governador. Na época, Dilma era ministra da Casa Civil e teve de se afastar do trabalho momentaneamente. O ator Reynaldo Gianecchini também já passou pelo mesmo tipo de tratamento.

O linfoma é um câncer no sistema linfático, que é responsável pela defesa do corpo. Por esse sistema circulam os glóbulos brancos, que atuam no combate a doenças provocadas por vírus ou bactérias.