Você está visualizando atualmente Frente Nacional de Prefeitos, Caixa e PNUD firmam acordo para promover metas da ONU em municípios
Assinatura do protocolo aconteceu durante a abertura oficial do IV Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. Da esquerda para direita

Frente Nacional de Prefeitos, Caixa e PNUD firmam acordo para promover metas da ONU em municípios

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Comentários do post:0 Comentário

Durante a abertura do IV Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que teve início na terça-feira (25), em Brasília, a Frente Nacional de Prefeitos, a CAIXA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) firmaram um novo acordo para apoiar o Observatório de Consórcios Públicos do Brasil e também para promover a Agenda 2030 da ONU a nível local.

“O EMDS consolidou-se como o maior evento de sustentabilidade urbana no país. Nosso foco é disponibilizar aos gestores locais um espaço de troca de experiências e explorar oportunidades para melhorar a eficiência do gasto público. O cumprimento dos ODS (os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) depende fortemente da contribuição de prefeitas e prefeitos”, afirmou o presidente da FNP, Marcio Lacerda.Durante a abertura do IV Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que teve início na terça-feira (25), em Brasília, a Frente Nacional de Prefeitos, a CAIXA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) firmaram um novo acordo para apoiar o Observatório de Consórcios Públicos do Brasil e também para promover a Agenda 2030 da ONU a nível local.

No abertura do EMDS, foi exibido um vídeo do secretário-geral da ONU, António Guterres, que ressaltou o papel das cidades no cumprimento da Agenda 2030. O dirigente máximo do organismo internacional convocou gestores públicos locais a ampliar iniciativas de combate à pobreza e de crescimento econômico sustentável.

Para o diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Guilherme Afif Domingos, o desenvolvimento local e regional colabora diretamente para a sustentabilidade. “As micro e pequenas empresas têm um forte potencial para gerar emprego e renda. E isso se reflete diretamente no âmbito regional. Assim, com o fortalecimento desse segmento, há promoção direta do desenvolvimento sustentável”, disse.

O protocolo de intenções firmado entre PNUD, CAIXA e FNP foi assinado por Marcio Lacerda, pelo representante-residente da agência da ONU e coordenador-residente das Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic, e pelo presidente do banco, Gilberto Occhi.

Durante a IV edição do EMDS, o PNUD apoia o evento promovendo debates sobre a Nova Agenda Urbana para os municípios, a implementação da Agenda 2030 e dos ODS no âmbito local, a participação feminina na formulação de políticas públicas e as mídias sociais como forma de mobilização social. Durante esta semana, são esperadas mais de 7 mil pessoas no encontro, que reúne representantes de mais de mil cidades do país.

A representante-residente assistente do PNUD, Maristela Baioni, participou do evento por meio de um diálogo no formato “TED”, ocasião em que apresentou o tema “Os ODS na gestão municipal”.

Para conferir os painéis promovidos pelo PNUD, clique aqui. Mais informações sobre o EMDS podem ser acessada no site do Encontro.