Voltar

Notícias

Festival do Chocolate leva grande público à Queijaria Suíça


8 de agosto de 2017 193 visitas

Durante três dias, evento recebeu quase 20 mil pessoas e 230 grupos de excursões, segundo organizadores
POR KARINE KNUST

O fim de semana dos friburguenses e turistas foi repleto de atrações. Na programação, destaque para o Festival de Chocolate. O evento, que começou na última sexta-feira, 4, reuniu, de acordo com os organizadores, cerca de 20 mil pessoas. Foram vendidas cerca de 3 toneladas de chocolate.

Durante todo o fim de semana, o movimento nos principais acessos a Nova Friburgo foi tão grande que houve retenção no trânsito em alguns trechos. Dezenas de ônibus e vans foram parados para credenciamento em barreiras montadas em Mury, na altura da Patrulha Rodoviária Federal. Ainda segundo os organizadores, cerca de 230 grupos de excursões prestigiaram o festival.

No sábado, 5, uma equipe de A VOZ DA SERRA visitou a Queijaria Suíça para conferir um pouquinho do festival. Apesar de ter poucos banheiros à disposição dos visitantes, estacionamento com saída bem íngreme e venda de chocolates concentrada em apenas uma barraca, este ano o evento superou as expectativas, oferecendo maior infraestrutura para o público. Policiamento, sinalização, estacionamento amplo, acesso rápido, ambiente confortável, filas menores e caixas ambulantes estão entre os pontos bastante positivos desta edição do evento que reuniu, na abertura, o prefeito Renato Bravo e autoridades.

“Achei este ano bem mais organizado. Claro que o espaço estava bem cheio, mas o festival é uma boa opção de lazer. Além de sair da rotina, a gente traz as crianças para aproveitar e ainda saboreia uns chocolates”, brinca a costureira Lurdes de Souza, moradora de Conselheiro Paulino.

No ano passado, em dois dias, o evento recebeu cerca de 18 mil pessoas. Na ocasião, a superlotação acarretou transtornos, como engarrafamentos, falta de vagas para estacionar nas imediações da queijaria, filas enormes para compra de chocolates e até a falta de produtos estiveram entre as principais reclamações.

Para evitar que situações como essa se repetissem este ano, além da cobrança de ingressos a R$ 10, o evento foi totalmente reformulado, contando com ampla praça de alimentação com food trucks e bebidas artesanais, além de variadas atrações como apresentações da Colônia Suíça, shows musicais e recreação infantil.

Tradicionalmente realizado em agosto, integrando as comemorações da festa  Suíça, o Festival de Chocolate é realizado pela Frialp – Queijaria Escola de Nova Friburgo, em parceria com a Associação Nova Friburgo-Fribourg, Casa Suíça, Colônia Suíça e Prefeitura de Nova Friburgo.

Festivais de Inverno também terminam

O fim de semana também foi de despedida de mais uma edição dos festivais de inverno do Sesc e da prefeitura. E, para fechar com chave de ouro, na noite de domingo, 6, o festival promovido pela prefeitura e o Instituto Dell´Arte terminou com o espetáculo “78 – O Musical”, no Teatro Municipal Laercio Ventura. Já no Sesc, o evento teve fim com o show “Bossacucanova encontra Tom Jobim”.

Apesar de terem sido um sucesso, até a tarde desta segunda-feira, 7, as organizações de ambos os festivais ainda não haviam divulgado a estimativa de público de toda a programação.

FONTE> JORNAL A VOZ DA SERRA

Filas na entrada da Queijaria: Festival do Chocolate ficou lotado nos 3 dias (Fotos de Leo Arturius)