Voltar

Notícias

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO RESGATA CULTURA LOCAL E É UM SUCESSO NO 4° DISTRITO DE CANTAGALO


26 de janeiro de 2017 648 visitas

Atividades Culturais, artísticas e esportivas, abrilhantaram e foram o ponto alto de mais uma tradicional festa de São Sebastião em São Sebastião do Paraíba, 4° Distrito de Cantagalo. 

O dia 20 de Janeiro tradicionalmente é marcado pelo dia de São Sebastião e o Distrito de Paraíba,através de sua associação de moradores, realizou mais uma edição de sua tradicional festa, que este ano contou com algumas atividades culturais e esportivas como: Lançamento de Livro, Apresentação de Folia de Reis, Moda de Viola , Shows , Jogos de Futebol na comunidade, Romaria e muito mais. Também na parte religiosa , que é muito forte na festa, houve celebração da Santa Missa e também procissão luminosa com a imagem do santo São Sebastião, que é o Padroeiro da Comunidade.

As festividades foram iniciadas com a chegada da tradicional Romaria, com cavaleiros vindos da
cidade de Barra Mansa com o destino a São Sebastião do Paraíba. Recepcionaram a Romaria , o Prefeito de Cantagalo, Guga de Paula, seu vice Valdevino Zanon, a secretária de educação Carla Guimarães , o secretário de defesa civil Fabio Coelho de Assis , o secretário de turismo Pedro Alves e os vereadores presentes, Zé da Uta , Professor João Bosco e Emanuela Teixeira. Há 22 anos esta Romaria participa dos festejos de São Sebastião e onde sempre é prestada uma bonita homenagem ao padroeiro com a presença dos cavaleiros montados.

Destaca-se nesta edição da festa , o evento do lançamento do livro “Família Curty – História sem
fim” , do Autor Carlos Elias dos Santos Curty, que recentemente visitou o Prefeito Guga de Paula e é um dos organizadores da romaria. O autor teve a oportunidade de lançar seu livro após a chegada da tradicional romaria na sexta-feira dia 20. Fruto de uma pesquisa de quase de 40 anos, o livro “Família Curty – História Sem Fim”, já foi lançando em Barra Mansa e no Rio de Janeiro. A obra também, já conta com exemplares espalhados por algumas importantes bibliotecas ao redor do mundo, inclusive Suíça e França. O Título do livro, segundo o autor, se refere as inúmeras pesquisas e a cada novo Curty que toma conhecimento da obra, surgem novos interessantes fatos que poderiam estar presente na obra.

A festa contou com atrações musicais como a belíssima moda de viola com o cantor Luan Severo, que na parte da tarde do dia 20, abrilhantou a todos com o som de sua viola executando músicas tradicionais do repertório sertanejo de raiz. Também uma animada apresentação da Folia de Reis de Campo Alegre, trouxe alegria e muita descontração a todos presentes. A Noite de sexta , contou com a apresentação do cantor Vinicius Abreu, que trouxe um repertório do sertanejo universitário para somar as grandes atrações da festa. No Sábado dia 21 , os shows ficaram por conta da dupla Cesário Ramos e Gabriel, e do cantor Leandro do Forró. Ainda no sábado , o esporte teve seu espaço com a realização de jogos comemorativos entre equipes formadas por jogadores do 4° Distrito e Visitantes.

A Prefeitura de Cantagalo colaborou ao máximo dentro das possibilidades atuais, com a organização da festa e com a associação de moradores, para que o evento pudesse transcorrer em sua normalidade e ter um bom êxito.

Escrito Por: