Voltar

Notícias

Faetec participa da maior feira de tecnologia do mundo


26 de novembro de 2015 210 visitas

Estudantes da unidade de Niterói apresentarão o Painel Virtual de Segurança

Em maio de 2016, os estudantes Christian Marques e Isabelli Gomes, ambos de 17 anos, participarão da Intel Isef, a Feira Internacional de Ciências e Engenharia da empresa de computadores Intel. Alunos do curso de Eletrônica da Faetec Henrique Lage, em Niterói, eles inventaram o Painel Virtual de Segurança, uma espécie de chave eletrônica que lê o código no ar (sistema onde não é necessário encostar nas teclas) para abrir uma porta. Agora terão a oportunidade de participar da maior feira de tecnologia do mundo, nos Estados Unidos, com inventores de 90 países.

Em outubro, os jovens conquistaram o 3º lugar na categoria Eletrônica da Mostratec (Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia), realizada no Rio Grande do Sul com equipes de 19 países. A metodologia de pesquisa da dupla fluminense foi elogiada pelos jurados e eles foram credenciados para participar da exposição internacional. Outras sete equipes brasileiras foram selecionadas.

“Desenvolvemos um sistema residencial no qual, em vez de apertar botões ou deslizar em telas, os sensores são ativados pela leitura da senha pelo ar, sem marcas de oleosidade da pele ou digitais. Chegamos na Faetec sem conhecer Eletrônica, e com o tempo conseguimos desenvolver projetos”, explicou Christian.

Foram sete meses entre a concepção da ideia e o projeto final. Antes da Mostratec, eles ganharam o 1º lugar na categoria Eletrônica da Expotec, realizada em outubro, no campus Maracanã do Cefet. Aconselhados pelos jurados, eles aperfeiçoaram o projeto e incluíram uma senha de administrador para aumentar a segurança, e o alarme que é ativado caso se erre a senha três vezes.

“Continuamos em desenvolvimento. Também estamos fazendo um novo protótipo, com design melhor para levarmos para a Intel Isef”, contou Isabelli.
Para o presidente da Faetec, Wagner Victer, a participação em feiras e exposições nacionais e internacionais é importante para a formação dos estudantes.

“A Faetec sempre incentivará iniciativas desse porte e com esse potencial. É um orgulho”, disse Victer.

Quatro equipes premiadas na Expotec

Com soluções para problemas concretos, que incluem pesquisa, realização de testes, até a construção de um protótipo, quatro equipes da Faetec Henrique Lage foram premiadas na Expotec (Exposição da Produção em Ciência e Tecnologia de Alunos de Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Rio de Janeiro), realizada em outubro, no campus Maracanã do Cefet.

“É através de estímulos como este que nossas crianças vão se interessar pela escola e pela ciência propriamente dita. Sem isso, não teremos cientistas, nem inovação. E, se há uma coisa que o país precisa, é de inovação científica e tecnológica”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Além de Christian Marques e Isabelli Gomes que venceram na categoria Eletrônica, a dupla Matheus de Souza Santos e Daniel Gladston ganhou a primeira colocação em Física com o Display 3D Interativo.

Na categoria Engenharia Automobilística e Transportes, a Faetec Henrique Lage conquistou pódio duplo com Lucas Rocha, Lucas Mol e Lyncoln Sousa, que inventaram o Limitador de Velocidade para Automóveis, em primeiro, e Pedro Sant’anna e Lucas Campos, com o Sistema de Monitoramento e Fiscalização de Transporte Público, em segundo lugar.

“Os alunos do Laboratório de Eletrônica já ganharam muitos prêmios em feiras, mas ir para a Intel Isef foi uma surpresa para todos. Acreditamos muito na criatividade, na capacidade e na vontade de fazer dos nossos alunos. Como professor, é uma emoção ver o desenvolvimento de um estudante”, afirmou o coordenador do curso de Eletrônica, Altair dos Santos.

Fotos: André Gomes de Melo