Voltar

Notícias

Empresários e representantes do poder público de cinco municípios da Região Serrana participarão de palestra cujo foco é potencializar ações e estimular políticas públicas em prol do Turismo


21 de abril de 2017 170 visitas

Entre os dias 24 e 27 de abril, representantes do setor privado e poder público de cinco municípios da Região Serrana estarão reunidos para participarem de palestra cujo tema é: “Tendências do Mercado Turístico”. O objetivo é que os participantes adquiram noções sobre as dinâmicas do mercado de Turismo no país para debaterem, desenvolverem e aplicarem ações que verdadeiramente potencializem os resultados desse segmento econômico na região. A palestra é gratuita e aberta para empresários e profissionais do segmento turístico, além de representantes das Administrações Públicas Municipais ligados diretamente a este tipo de atividade econômica.

As palestras acontecerão nos municípios de Cachoeiras de Macacu (24/04), Santa Maria Madalena (25/04), Nova Friburgo (25/04), Cantagalo (26/04) e Trajano de Moraes (27/04).

De acordo com Márcia Bittencourt, analista do Sebrae/RJ – instituição responsável pelas palestras em parceria com as Prefeituras Municipais – a iniciativa serve como norteadora para que empresários e gestores públicos tenham a consciência da importância dessa atividade e de como ela pode contribuir significativamente para o crescimento econômico de suas respectivas cidades. “Segundo o Ministério do Turismo, esse é um dos setores da economia que mais cresceu no país nos últimos anos, alcançando resultados cada vez mais satisfatórios, com taxas de crescimento em todos os segmentos que compõem o setor. Há que se acrescentar o destaque para o Rio de janeiro, que sediou os Jogos Olímpicos de 2016, evento que serviu de chamariz para nosso Estado. Por isso, acredito que devamos aproveitar este momento para debater iniciativas e promover ações voltadas para as atividades turísticas na Região Serrana, que possui atrativos de características únicas e grande potencial econômico neste segmento”, destaca.

Outra informação do Ministério do Turismo é que a participação dessa atividade na economia brasileira cresce a cada ano como fruto das políticas públicas desenvolvidas em parcerias com estados, município e outros órgãos de governo, além do trabalho da sociedade civil e da iniciativa privada para promover e qualificar os destinos brasileiros.

A palestra “Tendências do Mercado Turístico” vai oferecer aos participantes conhecimentos sobre: Oferta e tendências de mercado, destinos turísticos, produtos turísticos; principais atrativos e outros conceitos que tratam especificamente da demanda dos turistas, entre os quais: Olhar do turista, comportamento de consumo, motivação de viagem e hábitos de viagem.

Todos os temas serão abordados numa perspectiva de inovação, de forma que o público-alvo possa entender as tendências do mercado turístico com clareza e possibilidade de adesão.

Os interessados em obter mais informações ou participar das palestras podem entrar em contato pelo telefone (22) 2523-6908 (Sebrae/RJ).

Agenda das palestras

24/04 (segunda-feira)

Cachoeiras de Macacu

Local: Sede da Prefeitura

Horário: 18h

25/04 (terça-feira)

Santa Maria Madalena

Local: Auditório da Câmara Municipal

Horário: 10h

25/04 (terça-feira)

Nova Friburgo

Local: Associação de Moradores de Amparo (Assamam)

Horário: 18h

26/04 (quarta-feira)

Cantagalo

Local: Auditório Almek Center

Horário: 18h30

27/04 (quinta-feira)

Trajano de Moraes

Local: Ciep 279 – Professora Guiomar Gonçalves Neves

Horário: 13h30