Voltar

Notícias

Em busca de desenvolvimento para o setor de veículos elétricos e ciclomotores


14 de Janeiro de 2018 594 visitas

Marcelo Matos realiza encontro ao lado de representantes do setor

Para encontrar caminhos para melhorar o desenvolvimento nacional da indústria de veículos elétricos e ciclomotores o deputado federal Marcelo Matos (PHS-RJ) participou nesta quinta-feira, 11, de um encontro com representantes do setor. A reunião foi realizada na sede da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), em São Paulo. Estiveram presentes no encontro a diretora de relações governamentais BMW Group Brasil, Gleide Souza, o diretor executivo da ANFAVEA, Aurélio Santana, o representante da Riba Brasil Veículos elétricos, Rui Almeida, o Presidente da ABVE, Ricardo Guggisberg, o presidente da ABRAFICS, Maurício Francisco e o vice-presidente da ABRAFICS, Sandro Chagas.

Foi colocada em discussão a regulamentação dos veículos elétricos e dos ciclomotores, além de ser debatida a criação de uma frente parlamentar dedicada para o tema. “Nosso país ainda está tímido nesta área, que pode gerar empregos e crescimento muito importantes, ainda mais neste momento de crise, por isso precisamos colocar o assunto em discussão”, afirmou o parlamentar.

Em um universo de 50 milhões de automóveis no Brasil, apenas 2,5 mil são elétricos. Os dados refletem o atraso da indústria em uma área que cresce 200% ao ano no mercado global. Com relação aos ciclomotores um problema constatado é a legislação incoerente no Brasil. A lei 13.154 de 2015, que força o emplacamento e a necessidade de carteira de habilitação para conduzir ciclomotores de até 50 cilindradas, entre eles a famosa “cinquentinha”, é considerada como um marco negativo sobre o assunto.