Voltar

Notícias

Dornelles mostra a Picciani esboço de pacote de austeridade que enviará à Alerj


27 de outubro de 2016 253 visitas

Governador em exercício quis saber a probabilidade de aprovar as medidas que incluem redução salarial e aumento de impostos

PAULO CAPPELLI

Rio – Governador em exercício, Francisco Dornelles mostrou a Jorge Picciani (PMDB) o esboço do pacote de austeridade que começará a enviar à Assembleia Legislativa semana que vem. Quis saber, do presidente da Alerj, a probabilidade de aprovar as impopulares medidas que incluem redução salarial, alteração na previdência e aumento de impostos.

Em vias de retornar ao cargo, o governador licenciado, Luiz Fernando Pezão, também procurou Picciani quarta passada em busca de apoio. O presidente da Casa se comprometeu a fazer tramitar as propostas e garantiu o apoio do líder do governo, Edson Albertassi (PMDB). Mas disse que, para aprovar os textos, o Palácio Guanabara terá que dialogar com os deputados para tentar obter maioria.

‘Pezão errou a mão’

Para Picciani, o governo demorou a se mexer. Diz que, se tivesse agido antes, não precisaria tomar medidas tão duras agora. E afirma que Pezão “errou a mão” nos reajustes salariais concedidos em 2014 que aumentaram o gasto com o funcionalismo.

Cortes

Picciani defende a redução no número de secretarias do governo para 8 — o Palácio Guanabara avalia cortar das 20 atuais para algo entre 8 e 12. E diz que, antes de implementar as medidas impopulares, o governo precisa reduzir de forma significativa a quantidade de cargos comissionados. A possibilidade de diminuição nos salários de servidores concursados e comissionados foi antecipada pelo Informe na última quinta-feira.

Ir ou não ir

Marcelo Crivella (PRB) avalia não ir ao debate da Rede Globo, depois de amanhã. Pesquisas de intenção de voto vão nortear a decisão.

Troca de farpas

Crivella e Marcelo Freixo (Psol) sempre reclamaram do pouco tempo de TV. Agora que têm um latifúndio, dedicam seus preciosos minutos para falar do adversário.

Velocidade de Arar

A amigos, Eduardo Paes se diz impressionado com a velocidade com que o vereador Marcelo Arar (PTB) pulou nos braços de Crivella.

Promoções e socos

Dois homens trocaram socos ontem, às 15h30, após discutirem na fila do Guanabara da Barra da Tijuca. As promoções da rede têm deixado os supermercados lotados, e, volta e meia, os seguranças precisam agir.

Resposta

Com relação às notas publicadas domingo e ontem aqui na coluna, a Ação Informática Brasil confirma que prestou os serviços contratados pela Secretaria Estadual de Fazenda. E diz que esclareceu os assuntos abordados pela Operação Lava Jato.