Voltar

Notícias

Dia do Circo é comemorado em Macuco


29 de março de 2016 276 visitas

Respeitável Público, hoje é dia de espetáculo! Esta é a saudação do evento ligado a uma das mais antigas e populares formas de arte do mundo: o circo. O Dia do Circo é mundialmente celebrado em 15 de março, porém, aqui no Brasil comemora-se em 27 de março, numa homenagem especial ao palhaço Piolin, considerado um ícone da arte circense, que nasceu nesta data, em 1897, em Ribeirão Preto, São Paulo.
É quase impossível determinar quando as práticas circenses começaram, mas relatos apontam para a China, onde foram encontradas pinturas de cinco mil anos com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. No Brasil, a história do circo está ligada à trajetória dos ciganos, uma vez que na Europa eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade, mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibir sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.
Em Macuco, nesta segunda-feira, 28, os alunos da Educação Infantil brincaram, aprenderam sobre a data e participaram de inúmeras homenagens. Tanto os alunos quanto as equipes escolares adoraram a iniciativa, que transformou um dia comum de aula em um aprendizado divertido. Além da diversão, foi um momento envolvente em que cada disciplina nas salas de aula foi trabalhada de forma lúdica.
Com os rostos pintados de palhaço, meninas e meninos deixaram suas mentes viajar por um mundo de sonhos e diversões e voltaram para suas casas com mais um aprendizado, o que comprova que a alegria de ser criança está presente na arte circense. “Fico feliz que tenhamos conseguido fazer nossas crianças voltarem sua atenção a uma forma tão popular e antiga de arte e cultura. Estamos felizes com o resultado”, confirma a secretária de Educação, Kellen Lengruber.