Voltar

Notícias

“DIA D” DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI ACONTECE NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 18 NO CENTRO DE CANTAGALO


16 de março de 2017 320 visitas

ECRETARIA DE SAÚDE E VIGILÂNCIA PROMOVEM “DIA D” CONTRA O AEDES AEGYPTI EM CANTAGALO

Representantes de 61 municípios do Estado do Rio , estiveram reunidos na Secretaria de Estado de Saúde na última terça-feira, 8/3, com técnicos da Vigilância Epidemiológica e Ambiental da pasta, para traçar as estratégias de mobilização popular no próximo dia 18 de março, quando a SES convocará a todos para o Dia D de combate ao Aedes aegypti. O município de Cantagalo, irá promover em todo o seu território(Sede e Distritos) , ações voltadas ao combate contra o aedes aegypti e as principais doenças transmitidas por ele.

Apesar de termos dados que nos mostram redução dos índices de infestação do mosquito, é essencial que todos permaneçam engajados no combate aos possíveis focos e, principalmente, que busquem a melhor forma de mobilizar a população de cada cidade neste sentido. A participação de todos no Dia D, em 18 de março, será muito importante – destacou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Mario Sérgio Ribeiro.

Em 2017, já foram notificados 1.669 casos de dengue, 498 de chikungunya e 269 de zika em todo o Estado do Rio. A nova campanha lançada pela SES, tem o seu foco voltado para crianças e jovens. Criado pela equipe da secretaria, o personagem Dezinho é um menino como qualquer outro, mas que, ao soar o alarme do seu relógio, ele se transforma em um super-herói que tira dez minutos por semana para uma vistoria completa em casa. O objetivo é fazer com que as crianças sejam as grandes protagonistas da conscientização das famílias. Todo material desenvolvido para a campanha, com base no personagem, está disponível para download e impressão, livre de direitos autorais.

Em Cantagalo, o DIA D , que é recomendado pelo Estado , irá acontecer em todas as unidades de Saúde do Município e também na praça do centro da Cidade das 9h às 13h. Nos Distritos , as unidades de saúde , promoverão atividades como palestras, vacinação contra a febre amarela, atividades educacionais e passeatas com o intuito de chamar a atenção da população para a problemática do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Já no Centro da Cidade, as Unidades de Saúde Djalma Dantas de Gusmão e Dr. João Nicolau Guzzo, promoverão a vacinação contra a febre amarela em suas instalações e também estarão presentes juntamente com a Secretária de Saúde e a Vigilância em Saúde, no evento que estará acontecendo na Praça da Matriz. O evento na Praça contará com brincadeiras para as crianças , com o temática educacional sobre a dengue. Haverá também passeata das Unidades de Saúde no centro da cidade em direção a praça da matriz, palestras educacionais e muito mais. É de extrema importância a participação de todos, para uma maior eficácia do evento no município de Cantagalo.