Voltar

Notícias

Descubra o que seu rosto pode falar sobre sua saúde


24 de agosto de 2015 231 visitas

A medicina oriental ainda tem muita coisa para ensinar ao Ocidente. Você sabia, por exemplo, que seu rosto pode dizer muito sobre a sua saúde? E não falamos apenas da idade que traz suas rugas ou de ansiedade expressada em um olhar abatido: é possível entender muitas funções do corpo analisando a sua cara.
A medicina chinesa e os ensinamentos da ayurvédica entendem o corpo como uma unidade complexa e interligada. Não se trata de pecinhas de Lego unidas por ossos, músculos e veias: seu corpo é uma peça só e deve trabalhar em harmonia. Essas forma menos tradicional de medicina consegue visualizar problemas de intestino olhando para sua testa, para você ter uma ideia.
Massagem ayurvédica pode trazer equilíbrio para todo o seu corpo
Mapeamento da face
O mapeamento facial chinês é uma técnica que permite identificar problemas físicos e psicológicos através da análise dos componentes do seu rosto. A testa, por exemplo, está intimamente ligada ao seu intestino e à sua bexiga. Já as sobrancelhas são “conectadas” aos rins e às glândulas suprarrenais.
Os olhos são uma janela de seu fígado, ou seja, qualquer probleminha como um terçol ou uma conjuntivite pode ter alguma influência hepática! Olhos amarelados também podem ser sinal de uma doença chamada icterícia, que tem origem no fígado. Curioso, hein? Já as bolsas abaixo dos olhos têm relação com os rins: tê-las muito escuras pode indicar a necessidade de um consumo maior de água.
Olhos mostram a saúde de seu fígado, sobrancelhas e bolsas abaixo dos olhos representam sem rins
O nariz e as bochechas manifestam perturbações nos pulmões. Problemas na bochecha direita podem ser amenizados com exercícios aeróbicos e respiratórios no início da manhã; enquanto alterações do lado esquerdo necessitam de uma diminuição do estresse ao fim do dia e de um aumento na ingestão de alimentos como melão e pepino.
A boca possui uma relação mais óbvia: com o estômago e o intestino grosso. Já o queixo faz ligação com os órgãos reprodutores e os hormônios. Em todos os casos, uma alimentação mais saudável, com frutas e vegetais, fará seu rosto ficar mais bonito – assim como todo o seu corpo.
Intestino e estômago manifestam alterações na boca, já o queixo está conectado aos órgãos reprodutores
Da próxima vez que vir alguma alteração na pele de seu rosto ou nas partes que o compõe, fique atento que isso pode ser o sinal de algum distúrbio que vai além da aparência estética. Entretanto, nunca deixe de procurar a medicina tradicional quando sentir qualquer tipo de manifestação nessas áreas: apesar de a medicina chinesa ter quase cinco mil anos de história, são poucos os especialistas no Oriente capazes de identificar algum tipo de doença apenas ao olhar para você.