Voltar

Notícias

CVT Macaé comemora 3 anos e Christino Áureo defende ampliação do ensino técnico do Estado


24 de agosto de 2015 522 visitas

O deputado estadual e secretário de Agricultura e Pecuária Christino Áureo destacou, durante colação de grau dos alunos no Centro Vocacional Tecnológico (CVT Macaé), a importância dos cursos técnicos com profissionalizantes e de formação continuada e defendeu a ampliação do ensino técnico do Estado em Macaé, hoje focada na construção civil, para que possa oferecer cada vez mais formação nas diversas áreas.

– Quando a gente cita a tecnologia e a construção civil é preciso fazer uma reflexão do momento em que estamos vivenciando. Há alguns anos, o país viveu a euforia com as oportunidades de trabalho, especialmente na área de petróleo, a economia estava “bombando”, como dizem por aí. Atualmente, com a crise no setor, é preciso outro modelo para que as empresas possam retomar aos seus patamares de investimento – frisou, ao lembrar que o município não pode ficar dependente da cadeia do petróleo. – E a Faetec está tendo um papel primordial nisso.

O deputado representou o governador Luiz Fernando Pezão no evento que reuniu centenas de estudantes e seus familiares. Estavam presentes ainda o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, o presidente da Faetec, Wagner Victer, a presidente da Emater Stella Romanos e a coordenadora geral do CVT Macaé, Tânia Jardim.

– O CTV de Macaé era um sonho antigo que lutamos para conseguir. Sou macaense e, ao logo dos anos, acompanhei as mudanças. A cidade, que tinha uma vocação mais agropecuária, com o passar do tempo, foi demonstrando outras necessidades. E a grande herança que podemos deixar para uma cidade são cidadãos, com seus empregos e a oportunidade de estar se qualificando sempre e aumentando a renda familiar. – afirmou.

Christino Áureo falou aos presentes que se há algum tempo a oferta de vagas em Macaé era maior, hoje ocorre o inverso. – Por isso, tenho certeza que os campeões na busca dessas vagas estão sentados aqui, capacitados e com vantagem nessa corrida. Toda vez que vejo uma turma do CVT fico imensamente orgulhoso – disse o deputado estadual.

Inaugurada em 2012, a unidade do CVT Macaé entrou em funcionamento com as primeiras turmas no ano de 2013. Desde a idéia do projeto à sua implantação, Christino Áureo não vem medindo esforços no apoio aos estudantes macaenses.

– Quando conversei com a hoje coordenadora geral do CTV Tania Jardim, sobre como poderíamos avançar com a Faetec, que já estava instalada em Macaé há alguns anos, pensamos numa unidade que pudesse agrupar uma grade de cursos de interesse da nossa comunidade. Conquistamos com muita luta essa estrutura digna. O governo estadual, através da secretaria de Agricultura, fez a doação do terreno que pertencia à Pesagro e hoje mais de 500 pessoas hoje freqüentam os cursos da unidade – finalizou Christino Áureo.

Cerca de 3 mil alunos já passaram pela unidade, que conta com dez cursos de formação continuada, inglês, espanhol e cursos técnicos de edificações e suporte e manutenção em informática.