Voltar

Notícias

Costa Verde recebe prêmio internacional em Londres


1 de dezembro de 2015 213 visitas

Região é eleita como um dos dez melhores destinos do mundo para se conhecer em 2016
De todos os lugares no Brasil, existe um que merece a atenção especial dos turistas em 2016. A Costa Verde, como é chamada a região do litoral Sul do Estado do Rio, ficou em 9º lugar entre os 10 destinos imperdíveis para se conhecer no ano que vem. O título foi concedido, no início do mês, em Londres, pelo renomado guia Lonely Planet, uma das mais influentes e tradicionais publicações internacionais de turismo.
A revista produz o ranking em três categorias: países, cidades e regiões. O presidente da TurisRio, Paulo Senise, esteve no Museu dos Transportes e recebeu o prêmio.
“ Ver o resultado de uma pesquisa importante que incluiu o mundo inteiro, sem sofrer nenhuma pressão comercial ou de qualquer outro tipo de influência, não tem preço. Com esse prêmio, o cenário passa a mudar e trazer cada vez mais o viajante para essa região”, disse Paulo Senise.
A Costa Verde, que reúne as cidades de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro, destaca-se por suas belezas naturais, praias semi desertas, ilhas pacíficas, Mata Atlântica, possibilidades para o esporte de aventuras e bons restaurantes. O guia enalteceu, com destaque, os pratos a base de frutos do mar, os sucos de cupuaçu e as caipirinhas. A procissão marítima em Angra e seus hotéis de luxo, o Bloco de Lama e o Festival da Cachaça de Paraty também tiveram peso na seleção da região.
É a primeira vez que uma região do interior fluminense ganha destaque nesta badalada lista. A escolha da Costa Verde fortalece o programa Rio+3, iniciado em agosto deste ano. A proposta do Estado é divulgar as cidades do interior que estejam, em média, a três horas de distância da capital.
“Esse é um trabalho da Secretaria de Turismo e da TurisRio que vem trazendo jornalistas nacionais e estrangeiros até a nossa região. Agora, ela está inserida em um cenário de turismo internacional”, disse Nilo.
Moradora de Niterói, a enfermeira Samanta Quintana Barbosa de Almeida, de 33 anos, ficou surpreendida com a beleza natural da região.
“É um orgulho saber que estamos sendo bem representados lá fora com esses lugares tão lindos”, disse Samanta.
Foto: Clarice Castro