Voltar

Notícias

CORONEL ROBADEY RECEBE MOÇÃO DE PARABENIZAÇÃO EM CANTAGALO


21 de novembro de 2017 279 visitas

Vereadores da Câmara Municipal de Cantagalo entregaram as homenagens na Praça João XXIII, o Jardim de Cantagalo

O Coronel Roberto Robadey Costa Júnior, que assumiu recentemente os postos de Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e de Secretário de Estado de Defesa Civil, recebeu na manhã do último domingo (19/11) duas Moções de Parabenização. Uma delas das mãos do vereador Ciro Fernandes, e a outra apresentada em conjunto pelos vereadores Hugo Guimarães e Professor João Bôsco.

Durante a cerimônia, realizada na Praça João XXIII, os vereadores proponentes ressaltaram a satisfação de prestar tal homenagem ao Coronel Robadey. “Hoje estou realizando um sonho de poder homenagear, como vereador, o Coronel Roberto Robadey, com quem pude trabalhar em meu primeiro emprego na Defesa Civil de Cantagalo, época em que pude aprender muito. Espero ainda ter novas oportunidades e ter o prazer de trabalhar novamente com o Coronel Robadey”, afirmou Hugo Guimarães.

Já o vereador Professor João Bôsco salientou as qualidades do Coronel Robadey e atribuiu o sucesso de sua caminhada, além dos seus próprios esforços, à educação. “O que pavimentou o caminho para fazer com que o Júnior, como ele era chamado durante sua infância em Cantagalo, se tornasse o Coronel Robadey, se deve, além de sua inteligência e determinação, à sua qualificação, à educação. Tudo isso o torna, em tempos de descrédito no poder da Educação, um exemplo para a juventude cantagalense, do Estado e do Brasil”, disse João Bôsco.

Ciro Fernandes destacou a importância do oferecimento da Moção de Parabenização: “Estamos hoje reconhecendo o trabalho e a competência de um cantagalense que se destaca com uma das maiores autoridades do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Para mim é uma grande honra poder homenageá-lo com esta moção”.

Por sua vez, o Coronel Robadey agradeceu aos vereadores pelas homenagens recebidas na Praça João XXIII, o Jardim de Cantagalo, onde, segundo o próprio Robadey, foi um dos locais que mais frequentou durante sua infância. Além disso, Robadey destacou um dos projetos que pretende colocar em prática a frente do comando do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.  “A ideia é que os jovens dispensados por excesso de contingente pelas Forças Armadas possam ser convocados para prestar serviço militar no Corpo de Bombeiros, formando assim um grupo de reservistas em Defesa Civil”, explicou Robadey.

Além da boa presença da população cantagalense e de grande parte da família do homenageado, também estiveram presentes o vereador Paulo Henrique Ferreira, Carla de Fátima Guimarães Abreu – Secretária Municipal de Educação e Cultura e Edualdo Barros Ortega – Secretário Municipal de Meio Ambiente. O Presidente do legislativo cantagalense, Ocimar Ladeira (Pulunga) justificou a sua ausência devido a um compromisso anteriormente agendado.

 Integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro também marcaram presença, entre eles o Tenente-Coronel Fábio Gonçalves – Comandante do 6ºGBM (Nova Friburgo), o Capitão Bruno França – Comandante do DBM 1/6 (Cordeiro) e o Subtenente Alessandro – Comando Geral.

Nascido em Cantagalo, Coronel Robadey ingressou no serviço Militar em 1985, aos 19 anos de idade, sendo primeiro colocado no concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, chegando ao mais elevado posto da Corporação com todas as promoções possíveis pelo critério de merecimento. Em Cantagalo destacou-se por ser o responsável pela criação da Guarda Municipal, no Governo do falecido ex-prefeito Geraldo Pires Guimarães, quando foi Secretário Municipal de Defesa Civil e Trânsito. Em janeiro de 2011, atuou no maior desastre climático da história do país ocorrido na cidade de Nova Friburgo, recebendo a Medalha Força e Coragem como condecoração pelo trabalho realizado. Em sua trajetória até então, contam-se mais 18 condecorações, constatando inequivocamente a excelência de sua atuação e o seu compromisso cidadão.

Texto e fotos: Lauro Horato