Voltar

Notícias

Cordeiro vai receber a Tocha Olímpica Rio 2016


26 de novembro de 2015 178 visitas

ASCOM – Prefeitura de Cordeiro
Em julho do ano que vem, Cordeiro irá sediar um dos revezamentos da Tocha Olímpica Rio 2016. A cidade receberá uma grande caravana, incluindo um comboio de veículos com batedores, caminhões dos patrocinadores, segurança, apoio, imprensa e muito mais. A confirmação foi dada em reunião realizada na terça, 24, no Centro Cultural Ione Pecly, com a participação de representantes do Comitê Olímpico.
Para definir o planejamento do evento na cidade, participaram do encontro os secretários municipais Allessandro Concencio (Cultura), Fanny Moulin (Esporte), Mirinho da Mata (Trânsito), Cleber Fraga (Gabinete), além do subtenente Faria, representando o Corpo de Bombeiros.
O revezamento contará com a participação de 12 mil condutores e a viagem da Chama Olímpica pelo país começará em Brasília. Cada pessoa levará o Fogo Olímpico por cerca de 200 metros, e não precisa ser atleta. Serão escolhidos participantes de concursos realizados pelos patrocinadores, além de indicados pelos municípios e pelo comitê organizador. Em Cordeiro, seis pessoas deverão conduzir a chama, sendo apenas uma indicada pela cidade.
A tocha olímpica deverá permanecer em Cordeiro por cerca de 15 minutos, o que possibilitará que a cidade faça um evento em torno do acontecimento histórico. A ideia dos organizadores e inserir o Parque Raul Veiga no contexto e realizar uma grande festa. O trajeto da tocha, na cidade, ainda está sendo definido.
O símbolo tem que chegar ao estádio do Maracanã no dia 5 de agosto. O revezamento é totalmente patrocinado pela iniciativa privada e passará por 300 cidades brasileiras. O comboio viaja cerca de 12 horas por dia. O fogo simbólico dos Jogos Olímpicos é aceso em Olímpia, na Grécia, com a luz do Sol, que é refletida num espelho côncavo e produz a chama inicial. Em seguida são acesas lanternas, que vão viajar durante todo o percurso.