Voltar

Notícias

Cordeiro promove mobilização contra o Aedes aegypti


2 de março de 2016 532 visitas

ASCOM – Prefeitura de Cordeiro

A Secretaria de Saúde de Cordeiro promove na próxima sexta, 4, mobilização social para alertar a população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. A passeata também fará alusão ao Dia Estadual de Prevenção contra a Microcefalia, criado pelo governo estadual com o objetivo de reduzir os casos da doença no território fluminense.

A concentração para a passeata, que contará com a participação de estudantes e da comunidade em geral, acontece às nove horas, no portão principal do Parque de Exposições Raul Veiga. A intenção dos organizadores e percorrer as ruas do centro da cidade para convocar a comunidade a participar do combate ao mosquito responsável pela epidemia de dengue no município.

Há, até o momento, cerca de 1.300 casos notificados em Cordeiro. A Prefeitura vem realizando diversas ações de combate ao Aedes aegypti, como as visitas domiciliares dos agentes de saúde para eliminação de focos, que foram reforçadas, durante o mês passado, por militares da Marinha e do Exército. Também estão sendo feitas a pulverização de inseticidas (fumacê) e campanhas direcionadas a quem utiliza medicamentos que podem agravar os sintomas da dengue, como os anticoagulantes. O programa “Limpa Rio”, realizado em parceria com o Governo Estadual, é outro aliado no combate ao Aedes.

Apesar das inúmeras campanhas de conscientização, a prefeitura encontra dificuldades em contar com a participação efetiva da comunidade, principalmente no que se refere à colocação de entulho nas vias públicas e em terrenos baldios. É importante informar que o entulho não é, segundo o código de posturas do município, responsabilidade da administração municipal. Cabe ao cidadão dar o destino correto para o entulho que produzir. Caso não tenha condições de pagar pelo serviço de caçamba, ele deve comunicar à prefeitura antes de retirá-lo do seu imóvel.