Voltar

Notícias

Cordeiro, planta Crotalária para ajudar no combate ao Aedes aegypti


10 de março de 2016 274 visitas

Espécie atrai libélulas, que é predador natural do Aedes aegypti.
Semente foram adquiridas através de doações.

Do G1 Região Serrana

Cordeiro, Região Serrana do Rio, iniciou o plantio de mudas da espécie Crotalária para ajudar no combate ao Aedes Aegypti. A intenção é que a espécie atraia libeluas, inseto predador natural do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As sementes foram adquiridas através de doações e estão sendo preparadas no Horto Florestal de Cordeiro para serem plantadas nas praças, nos jardins e nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é estender o plantio a todos os bairros da cidade, após solicitações de moradores que tenham espaço apropriado para a espécie.
O primeiro plantio foi realizado na Praça Rodolfo Gonçalves, no bairro de mesmo nome, com a participação de crianças da comunidade. A Secretaria de Meio Ambiente também fixou, no local, algumas placas informativas de educação ambiental.
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente do município, a libélula também coloca ovos em água parada e suas larvas se alimentam das larvas do mosquito, eliminando o foco negativo. Já a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.