Voltar

Notícias

Cordeiro obtém sucesso no ‘Dia D de Combate às Arboviroses’


21 de março de 2017 313 visitas

Ação mobilizou lideranças comunitárias de diversos segmentos

ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO

A Secretaria de Saúde de Cordeiro realizou sábado, 18, no auditório do Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, o ‘Dia D de Combate às Arboviroses’.  Lideranças comunitárias locais, entre representantes de igrejas Católica e Evangélicas, diretores de associações de moradores, instituições sociais, educacionais, esportivas, de saúde e de lazer, debateram com os profissionais de saúde ações de prevenção a doenças como Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela.

Com explanações educativas e linguagem acessível, a mobilização foi considerada um sucesso pela secretária de Saúde, Vânia Huguenin, que destacou que as arboviroses – doenças transmitidas ao homem por picadas de mosquitos, causadas pelos chamados arbovírus – podem ser prevenidas com a efetiva participação popular no combate aos focos de mosquitos como Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. “Quando falamos em dar as mãos à comunidade não é repassar a responsabilidade, mas convidar as pessoas para atuar em parceria conosco. A união é nossa mais forte aliada para evitarmos o surgimento dessas doenças”, declarou Vânia.

Sobre as enfermidades, seus sintomas, peculiaridades e semelhanças, os palestrantes abordaram cada uma delas com clareza, lançando mão da exibição de slides para também expor todas as ações de prevenção realizadas estrategicamente em todos os bairros do município pelos integrantes da Secretaria de Saúde de Cordeiro, que solicitaram o auxílio dos moradores no sentido de facilitar o acesso às residências para averiguação de possíveis focos e consequente orientação sobre como eliminá-los.

Após as exposições, os participantes foram subdivididos em quatro grupos, obedecendo à localização de suas residências. Sob coordenação de agentes das Estratégias de Saúde da Família puderam dar sugestões para enriquecer ainda mais os métodos de combate aos vetores. Em seguida, o resultado final de cada grupo foi apresentado em plenária, quando foi possível constatar que os munícipes têm excelentes ideias e podem colaborar decisivamente. “Essa integração entre governo e comunidade é o que buscamos e creio que tenhamos superado as expectativas. Agradeço e parabenizo as lideranças por atenderem ao nosso chamado”, disse Vânia Huguenin.

Representando o prefeito Luciano Batatinha, ausente por problemas particulares, a vice-prefeita Maria Helena se referiu ao evento como a essência de um projeto participativo. “Não há palavras para definir nosso contentamento com esse envolvimento da comunidade num debate fundamental para a saúde coletiva. De mãos dadas, vamos vencer essa batalha e evitar que haja o surgimento de casos dessas doenças em Cordeiro”, disse. Também participaram os vereadores Furtuoso Lopes, Beth do Postinho e Fabíola Carvalho, além dos secretários Ailton Taveira (Defesa Civil), Sandra Laurindo (Controle Interno) e Amarildo Lanes (Meio Ambiente).