Voltar

Notícias

Cordeiro convoca estabelecimentos de saúde para atualização do cadastro naciona


3 de dezembro de 2015 1.239 visitas

A Secretaria de Saúde de Cordeiro está convocando os estabelecimentos de saúde do município para realizarem a atualização dos dados no CNDE – Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde, no Setor de Controle e Avaliação, na Rua Nacib Simão, no Bairro Rodolfo Gonçalves, de segunda a sexta, das 13 às 16h30min.
O CNES foi instituído pelo Ministério da Saúde e determina que todos os estabelecimentos que prestem assistência à saúde no território nacional, públicos ou privados, devem cadastrar-se.
O cadastro compreende o conhecimento dos estabelecimentos de saúde nos aspectos de Área Física, Recursos Humanos, Equipamentos, Serviços Ambulatoriais e Hospitalares. É a base para o Cartão Nacional de Saúde (CNS) dos profissionais que executam ações e ou serviços pelo SUS.
O número do CNES identifica o estabelecimento de saúde junto ao Ministério da Saúde e passou a ser requisito dos instrumentos jurídicos a serem firmados entre as operadoras e prestadores de saúde. Estão incluídos todos os estabelecimentos que realizem ações e/ou serviços de saúde, coletivas ou individuais, qualquer que seja o seu porte ou nível de complexidade.
O objetivo do CNES é cadastrar todos os estabelecimentos de saúde, hospitalares e ambulatoriais (consultório médico ou odontológico isolado, consultórios de psicologia, fisioterapia, policlínicas, clinicas especializadas, laboratórios, serviços de diagnose e terapia ou, ainda, unidade de vigilância sanitária ou epidemiológica), componentes da rede pública e privada, existentes no país e, manter atualizado os bancos de dados nas bases locais e federal, sendo importantíssimo para a área de planejamento, regulação, avaliação, controle, auditoria e de ensino/pesquisa.
O Cadastro é realizado através do fornecimento das informações em formulários específicos por parte do responsável do estabelecimento. Após recebimento das fichas e documentação necessária, será feita análise, processamento e aprovação do cadastro pelo gestor municipal. O código CNES será liberado e comunicado através de e-mail para retirada na Secretaria de Saúde.
ASCOM – Prefeitura de Cordeiro