Voltar

Notícias

Cordeiro, completa 74 anos de emancipação neste domingo dia 31


31 de dezembro de 2017 1.264 visitas

O município de Cordeiro,  completa 74 anos de emancipação neste domingo (31).

No aspecto turístico, Cordeiro é conhecida em todo o estado como a “Cidade-Exposição”, devido à famosa exposição agropecuária que todos os anos acontece no Parque Raul Veiga. Além dos tradicionais concursos de animais, os shows atraem cerca de 10 mil pessoas por dia de evento.
A mais antiga exposição do país, inaugurada pela primeira vez em 1921, já serviu de palco para grandes nomes da música brasileira. Apesar de ainda não contar com uma rede hoteleira de grande porte, a cidade recebe muitos visitantes nos finais de semana.

Inicialmente ocupada por índios goitacases e coroados, a região de Cordeiro constou como rota para os colonos que se aventuravam à procura de ouro e pedras preciosas no interior da colônia, no final do século XVIII. A colonização de Cordeiro teve origem à margem esquerda do Rio Macuco, próximo da Fazenda Cordeiro, propriedade do bandeirante Manoel Rosendo Cordeiro, que cedeu parte de suas terras para a trilha de ferro Cantagalo. Em 1883, novos fluxos de colonização, lavradores e artífices chegaram à região, dando origem ao pequeno núcleo. O desenvolvimento da localidade proporcionou a criação, em 1890, do distrito de Cordeiro, subordinado ao município de Cantagalo.