Voltar

Notícias

Cordeiro adota programa ‘Acelera Compras’ do SEBRAE


20 de setembro de 2017 740 visitas

Objetivo é fortalecer o comércio e a agricultura familiar no município

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE CORDEIRO

Em encontro realizado na Prefeitura de Cordeiro, na semana passada, os orientadores técnicos do SEBRAE/RJ, Raquel Mattos Stumm e Lucas Guimarães, apresentaram o programa ‘Acelera Compras’, cujo objetivo é incrementar a economia local, promovendo o fortalecimento do comércio e da agricultura familiar através de ações que facilitem a aquisição pelo Governo Municipal de produtos locais, aumentando consideravelmente a circulação do dinheiro no próprio município.

Presente ao encontro – do qual também participaram o vereador Furtuoso Lopes, o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Pinheiro, e outros representantes da administração – o prefeito Luciano Batatinha manifestou seu desejo de adotar o programa, o que segundo ele visa privilegiar empresários, agricultores e demais comerciantes estabelecidos no município. Ao firmar a parceria com o SEBRAE, os servidores dos setores de compras e licitações da Prefeitura, bem como empresários e agricultores familiares da cidade, irão receber uma capacitação da equipe técnica da instituição, sem nenhum custo para os participantes.

Segundo explanação do consultor Lucas Guimarães, ao implantar o programa o Executivo cordeirense se capacita a implementar um tratamento diferenciado aos pequenos negócios e agricultores familiares. Com isso, diminui a burocracia nos processos, promove redução de custos e fomenta a economia, aquecendo o comércio no município. “Todo processo tem como objetivo final facilitar essa parceria entre Administração Municipal, micro e pequenos empreendedores. Além disso, ajudará aos setores de compra e licitação na elaboração de editais adaptados e planejamento de compras”, explica o profissional do SEBRAE.

Depois de confirmar para o dia 28 de setembro o novo encontro com vistas à implementação do ‘Acelera Compras’ em Cordeiro, Raquel Matos explicou que serão apresentados conceitos legais, práticas e dicas sobre o mercado de compras governamentais e processo de fornecimento a órgãos públicos, facilitando a oportunidade de negócios. “O foco do treinamento é estender o aprendizado dos benefícios aos micro e pequenos empresários. Assim, eles ficariam aptos a participar de licitações públicas e poderiam avaliar fatores como os riscos de um edital, como participar de um pregão e direitos e deveres das empresas”, colocou Raquel.