Voltar

Notícias

Cordeirenses se vacinam contra a febre amarela


21 de março de 2017 342 visitas

Apenas no primeiro dia, mais de 3.000 doses já foram aplicadas

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA/PREFEITURA DE CORDEIRO

Depois de o Governo Estadual ter anunciado a extensão para toda a população fluminense da vacinação contra a febre amarela, a Secretaria de Saúde de Cordeiro mobilizou suas equipes visando ao início dos trabalhos de imunização. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, os 92 municípios receberão doses suficientes para organizar suas campanhas conforme as capacidades operacional e de armazenamento.

Em Cordeiro, a Campanha de Vacinação teve início no sábado, 18 de março, na Quadra de Esportes do Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, no centro da cidade. Já nas primeiras horas da manhã era grande a movimentação de moradores de todos os bairros em frente ao educandário. Eles aproveitaram o ‘Dia D’, correram em busca da dose e fizeram fila para garantir a proteção contra a doença.

Até sexta-feira passada, 17, o Estado do Rio de Janeiro tinha, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, dois casos de febre amarela confirmados em seres humanos, ambas as ocorrências na cidade de Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea. Ainda estão sob investigação 35 casos suspeitos da doença, enquanto 21 já foram descartados pela equipe de Vigilância em Saúde, que monitora a evolução do cenário epidemiológico para antecipar novas ações e proteger a população fluminense.

A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Cordeiro confirma que apenas no primeiro dia foram distribuídas mais de 3.700 doses da vacina contra a febre amarela. A vacinação continua durante esta semana, de 9 às 16 horas, nas Estratégias de Saúde da Família dos bairros Centro, Lavrinhas, São Luiz, Rodolfo Gonçalves e Manancial. No Retiro Poético, por questão de espaço e em virtude do grande contingente de pessoas, os usuários devem se dirigir à sede do NATI (Núcleo de Atenção à Terceira Idade), na Casa de Convivência do Idoso, anexa à Creche Casarão.

Uma notícia boa e importante para quem não tem tempo hábil para procurar um dos postos durante o dia, é que na próxima quarta-feira, dia 22, no horário entre 17 e 21 horas, haverá novamente um posto de vacinação funcionando no Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, próximo à Igreja Católica. Segundo a secretária de Saúde, Vânia Huguenin, a intenção é oportunizar a imunização a quem trabalha no período diurno e também aumentar a cobertura preconizada. “Nosso compromisso é garantir que todos os cordeirenses sejam atendidos. A tendência é que no sábado, 25, façamos mais um dia de vacinação, dessa feita no Posto de Saúde do Rodolfo Gonçalves”, confirma a secretária.