Voltar

Notícias

Começa em Nova Friburgo o Terceiro Encontro Estadual dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio de Janeiro


27 de agosto de 2015 163 visitas

Na manhã desta quarta-feira, dia 26, foi aberto o terceiro Encontro Estadual dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio de Janeiro (III Ecob), que prossegue até sexta-feira, dia 28, em Nova Friburgo – Região Serrana do Estado do Rio – no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na Praça do Suspiro, Centro. A organização do evento é do Fórum Fluminense de Comitê de Bacia Hidrográfica. O evento visa maior integração entre os organismos que compõem os Comitês de Bacia Hidrográfica, entidades públicas e privadas.

A abertura contou com o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral e seus secretários Ivison Macedo, de Meio Ambiente, e José Carlos Siqueira, de Agricultura; Afonso Albuquerque, presidente do fórum e do Comitê de Bacia dos Rios Macaé e das Ostras; Rosa Formiga Johnson, representando a secretaria de Estado do Ambiente, e representantes do Inea, Águas de Nova Friburgo e entidades ambientais municipais e estaduais.

O encontro tem como objetivo fomentar o debate sobre temas para a gestão compartilhada, integrada e sistêmica das águas; promover um espaço para a divulgação de programas e planos de ações em andamento, além de impulsionar a preparação dos Comitês de Bacias Hidrográficas Fluminenses para o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob).

O programa previsto para o primeiro dia prevê o debate sobre os temas “Segurança Hídrica”, “Proteção de Mananciais e PSA” e “Legislação de Recursos Hídricos – Avanços e Desafios”. Nesta quinta-feira, 27, será abordado o tema “Águas Subterrâneas” e realizados os encontros setoriais, com apresentação dos relatórios. Ainda serão mostradas experiências exitosas e realizada a assembleia geral do fórum.

O terceiro e último dia do encontro, 28, tem na programação visitas técnicas com opções para o Parque Estadual dos Três Picos, estação de tratamento de esgoto (ETE) Conselheiro Paulino e Stam Metalúrgica.

DESAFIO E CONSCIÊNCIA – O secretário de Meio Ambiente, Ivison Macedo, disse na abertura do Ecob que sua secretaria assumiu o desafio do reordenamento territorial de Nova Friburgo com a revisão do plano diretor, tomando como base as bacias hidrográficas. Assim, está sendo montado um banco de dados que permite um grande conhecimento territorial do município, duramente atingido pela tragédia climática de 2011.

Já o prefeito Rogério parabenizou os organizadores do encontro e deu as boas-vindas a todos os participantes, de todas as regiões do estado. Ele destacou na abertura que a população está mais consciente da situação hídrica vivida no estado, no país e no mundo. E situou que é da região do Rio Grande, que hoje também tem pouca água. E acentuou que isto ocorre numa região preservada.

O prefeito friburguense relatou sua participação na elaboração da microbacia do Rio Grande, do seu trabalho atual em prol do meio ambiente e de sua atuação como deputado estadual, quando presidiu a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa.

Rogério Cabral frisou que só através do diálogo os comitês de bacias hidrográficas poderão avançar em seus objetivos e atravessar a atual crise hídrica. Encerrou agradecendo a todos que ajudaram a recuperar Nova Friburgo após a tragédia climática de 2011 e desejou boa estadia aos visitantes e boa participação no encontro.

Texto: Eloir Perdigão
Fotos: Daniel Marcus