Voltar

Notícias

Com apoio da Prefeitura, Festival de Truta chega a 10° edição como o maior festival gastronômico da Região Serrana


27 de outubro de 2016 140 visitas

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (27) pela manhã, foi apresentado o novo formato do evento que é uma realização do Sebrae e do Nova Friburgo Convention Visitors Bureau, com organização da Teia de Eventos e apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, Fiperj, Acianf e AquiSerra.

Nova Friburgo é considerada a capital da truta, produzindo 12 toneladas do peixe por mês. Nada melhor do que o tradicional Festival de Truta para promover essa vocação da cidade e seus deliciosos restaurantes. Durante todo o mês de novembro, 26 restaurantes participantes do festival criarão pratos à base de truta com valores diferenciados e toques especiais de cada chefe.

O evento, que este ano ganhou um novo formato, contará também com workshops de gastronomia, concurso de pratos e degustação de cervejas, cachaças e cafés. Diversos chefs locais irão participar do workshop em uma cozinha especial montada na praça de alimentação do Friburgo Shopping. As aulas serão gratuitas e abertas ao público. Serão realizadas também aulas de culinária e oficinas de harmonização de cervejas, cachaças e cafés e concurso gastronômico com os restaurantes participantes, que apresentarão pratos inéditos para o público e para jurados.

Espaço Gastronômico: valorização dos produtos locais, além da truta
De 12 a 15 de novembro acontecerão degustações, mostras regionais, artesanato, atrações culturais e muito mais na Estação Livre, na Praça Getúlio Vargas.
Além de uma grande mostra de truta diretamente, dos sítios de produção. A programação acontece das 14h às 22h.

Atrações Culturais
Bandas locais e diversas atrações se apresentarão no Palco Estação Livre, na Praça Getúlio Vargas. Uma ótima oportunidade para conhecer Nova Friburgo e a rica gastronomia da cidade.

Visitas Guiadas
A truticultura Arco-Íris receberá visitantes mediante agendamento com antecedência. Será possível conhecer as instalações do trutário, comprar os produtos da criação (filé de truta, caviar de truta defumada e patê de truta) e reservar uma mesa no restaurante local. RESERVAS: (22) 2522-4149. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço www.festivaldetruta.com.br.

Texto: Ana Carolina Romanelli