Voltar

Notícias

Coluna Efeito Borboleta


10 de novembro de 2015 217 visitas

ANOS REBELDES

Assistindo ANOS REBELDES, minissérie global de 1992, numa versão em DVD, me deparei com diversas cenas e diálogos extremamente atuais, que cheguei a me surpreender.
É claro que tem distração nessa empreitada de nem sei quantas horas. Não quis nem saber para não cair apenas no compromisso.
Por falar em compromisso, voltei a assistir a minissérie pela 4ª vez, com o objetivo de me inspirar e me fazer lembrar de alguns fatos dos 21 anos de ditadura militar no Brasil, ocorrida entre os anos de 1964 e 1985, em função da minha monografia de conclusão do curso de Jornalismo, que tem como tema principal a Liberdade de Expressão e a Liberdade de Imprensa, só garantidas numa democracia.
É lógico que assistir Malu Mader representando, para mim, tiete, é algo extremamente prazeroso. Além de um elenco fabuloso.
Muitas coisas me fazem pensar naquele momento, que não vivi, mas que conheci através dos livros e de obras primas da TV, como esta, em questão.
É emocionante assistir os diálogos entre Cássio Gabus Mendes, o idealista João Alfredo e Geraldo Del Rei, o politizado, porém moderado, Jornalista Damasceno.
Uma verdadeira aula de Política e Sociologia.
O jovem que quer fazer a sua hora. Sua revolução…
E o jornalista experiente, que entende a transformação social a partir da consciência das classes. Lindo!
Assisto inebriado todas as vezes.
Agora, coletando informações para minha monografia, fica fabuloso!
Um documentário em forma de romance, ou um romance muito bonito, cheio de dúvidas e incertezas, em forma documental.
A mistura de fatos reais e dramaturgia, em belos painéis inseridos ao longo da obra, situando de forma muito realista os acontecimentos é um trabalho primoroso.
Enfim…
É o professor de história e jornalista aprendendo.
Aliás… quanto ao professor… encerrando o seu ofício do ensino.
Amo a história e a partir de agora, só dialogarei sobre ela com quem se interessar de verdade e a amá-la o tanto quanto eu.
Parabéns Gilberto Braga, pela história bem costurada, pela trilha sonora bela e precisa e pelo texto irretocável.
Assistir Anos Rebeldes é viver 50 anos atrás, vivenciando os duros momentos daquela nossa história, sem estar ameaçado pela policia militar e sem sofrer a censura que tanto limitou a liberdade do brasileiro.