Voltar

Notícias

Clientes de bancos não poderão ser obrigados a usar biometria no Estado do Rio


27 de abril de 2017 53 visitas

Os bancos serão proibidos de obrigar os correntistas a utilizar a biometria para sacar valores de contas correntes ou poupança nos caixas eletrônicos. A mudança foi aprovada em segunda discussão na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro nesta tarde, e o projeto de lei segue para a sanção do governador.

Segundo o deputado Dionísio Lins (PP), autor da lei, a utilização do recurso de segurança deverá ser opcional, não uma obrigação. O objetivo é proteger as pessoas em caso de assaltos ou sequestro relâmpago, pois existem relatos de que assaltantes ameaçavam a cortar o dedo da pessoa caso não conseguissem sacar o dinheiro só com a senha eletrônica do cartão.

“O uso da biometria deve ser da vontade do correntista, e não uma exigência, já que valores em conta são de propriedade do mesmo. Além disso há o fator segurança e psicológico, já que a possibilidade de você ficar sem um membro ou até a própria mão, deixa qualquer um sem condições de pensar. Se isso vai ocorrer ou não é outra história; mas que com certeza mexe com o psicológico da vítima isso é certo”, opinou o parlamentar.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/clientes-de-bancos-nao-poderao-ser-obrigados-usar-biometria-no-estado-do-rio-21259752.html#ixzz4fRQqunZJ