Voltar

Notícias

Cirurgias eletivas começam a ser agendadas em Macuco


19 de março de 2016 280 visitas

intervenções de Ortopedia e Angiologia têm prioridade

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO
Eleito prefeito defendendo uma plataforma administrativa que priorizasse a saúde, o médico cardiologista Félix Lengruber não abre mão dessa diretriz em seu governo em Macuco. Ele diz que tal posicionamento visa garantir atendimentos de excelência à população, especialmente através da medicina preventiva, e oferecer melhor qualidade de vida aos munícipes de todas as idades.
Uma iniciativa do prefeito que irá desafogar os atendimentos de saúde no município é a regularização das cirurgias eletivas, que são necessárias ao tratamento médico dos pacientes, mas que não requerem urgência ou emergência. Como é grande a demanda, na quinta-feira, 17, em reunião realizada na Secretaria de Saúde de Macuco – da qual participaram o secretário de Saúde, Alex Souza; a técnica de Enfermagem, Lúcia Bastos; os médicos Clênio Basílio (Urologia e Cirurgia Geral) e Guilherme Marques da Silva (Angiologia); e o secretário Geral, Affonso Azevedo – Félix determinou a agilização do processo de marcação das cirurgias, que serão realizadas no Hospital Antônio Castro, em Cordeiro, onde duas salas foram preparadas para abrigar as intervenções cirúrgicas.
Na fase inicial da retomada das cirurgias eletivas, serão atendidos 80 pacientes, já submetidos à consulta médica, exames e demais avaliações pré-operatórias e aguardando marcação da operação. Desse total, 50% passarão por intervenções na área de Ortopedia e a outra metade no segmento de Angiologia. Pacientes com problemas de tireóide, otorrinolaringológicos e urológicos também serão atendidos posteriormente.
Em contato telefônico mantido durante a reunião, Alex Souza obteve do colega Rodrigo Romito, secretário de Saúde de Cordeiro, a confirmação de que as salas de cirurgia estavam prontas. Ao término do encontro, o cirurgião Clênio Basílio – chefe da equipe que realizará as cirurgias eletivas nos macuquenses – se dirigiu ao Hospital Antônio Castro, vistoriou o local e se disse empolgado com o Centro Cirúrgico, aprovando-o para que as primeiras cirurgias sejam agendadas em dez dias.
Otimista quanto à regularização das cirurgias eletivas em Macuco, a empolgação de Félix Lengruber aumenta ao falar dos responsáveis pelas ações. Ele define os companheiros encarregados das cirurgias como médicos de primeira grandeza e atesta que a população pode confiar, pois os procedimentos serão executados com habilidade e segurança. “O que nos incentiva e comprova estarmos no rumo certo é o reconhecimento. Encontrei o ex-presidente da Câmara de Cantagalo, Desidério Naegele, que me parabenizou por reunir uma equipe de medicina conceituada, responsável e talentosa. Isso realmente não tem preço”, se emociona o prefeito de Macuco.