Voltar

Notícias

Centenas de universitários macuquenses recebem transporte gratuito


2 de março de 2016 402 visitas

Ação recebe prioridade e atende também a alunos de cursos técnicos

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO

Com o reinício de mais um ano letivo em universidades públicas e privadas e nas instituições educacionais que oferecem cursos técnicos, a Prefeitura de Macuco novamente se mobilizou para atender às centenas de estudantes do município com a manutenção do transporte gratuito. Entre os que já eram atendidos e os que estão ingressando esse ano, aproximadamente 500 alunos terão direito ao benefício. Para este ano foram confeccionadas 200 novas carteirinhas.
Bem diferente do que acontece na maioria dos municípios fluminenses, onde o atendimento geralmente é feito por empresas terceirizadas, em Macuco os ônibus destinados a levar e trazer os estudantes pertencem à própria frota municipal. Segundo a secretária de Educação local, Kellen Lengruber, isso gera uma economia considerável aos cofres públicos e dá mais autonomia aos serviços, que podem ser coordenados sem que haja influências de terceiros.
De acordo com o setor de transportes do município, atualmente são disponibilizados sete veículos praticamente novos, entre microônibus, ônibus e Kombi, que atendem à demanda e transportam estudantes universitários e de cursos técnicos para cidades como Nova Friburgo (manhã, tarde e noite), Além Paraíba (noite), Cordeiro e Cantagalo (cursos técnicos noturnos) e Itaocara (aos sábados). Todas as conduções passam por manutenção periódica para garantir a segurança dos usuários.
Reforçando o fato de ter que driblar diariamente a grave crise financeira, o prefeito Félix Lengruber revela que o direito dos estudantes ao transporte gratuito continua sendo tratado como prioridade e será mantido com todos os esforços possíveis. “A crise econômica em todo o Brasil está bem delicada, e isso não é novidade para ninguém. Entretanto, iremos permanecer com o transporte gratuito para os estudantes universitários e de cursos técnicos, pois dessa maneira também os auxiliamos na formação e poderemos em breve contar com profissionais gabaritados nas mais diversas áreas para auxiliar nossa população”, comentou Lengruber.