Cantagalo inicia primeira turma do curso de técnico em administração do Cefet-RJ

São 50 novos alunos no polo, aprovados em processo seletivo. Curso, com dois anos de duração, é parceria com a Prefeitura de Cantagalo

Cantagalo – Teve início na manhã deste sábado, 1º de agosto, no auditório da Prefeitura, anexo à Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito, no Triângulo, o curso à distância de técnico em administração, ministrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), em parceria com a Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Educação.

Esta é a primeira turma do curso, que conta com 50 alunos, todos aprovados no processo seletivo promovido no primeiro semestre deste ano. No entanto, o Polo Cefet-RJ em Cantagalo, que foi implantado em 2013, conta com outras duas turmas de técnico em segurança no trabalho. A primeira, que inaugurou o polo, em agosto de 2013, já tem solenidade de formatura marcada para o dia 29 de agosto, também no auditório da Prefeitura, a partir das 18 horas. A segunda turma deu início ao curso em agosto do ano passado e o concluirá em 2016.

A solenidade de abertura foi realizada pelo coordenador do Polo Cefet-RJ de Cantagalo, Luiz Carlos Candido Gomes, que também incentivou os estudantes e disse que a implantação do curso em Cantagalo surgiu quando viu um polo da entidade em outra cidade no estado, quando, então, começou a trabalhar, junto à Prefeitura, pela implantação do curso na cidade. O coordenador, que tem formação de técnico em mecânica, também contou histórias de sucesso como forma de exemplo e incentivo aos estudantes.

Leila Leite, diretora do Polo Cantagalo do Cederj/UAB (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Aberta do Brasil), onde também está instalado o Polo Cefet-RJ, acompanhada da tutora do curso, Lilia Figueira Moraes André, mostrou um pouco da sua experiência com cursos à distância e semipresenciais, chamando a atenção dos novos alunos para a importância da disciplina, do trabalho em grupo e de consulta diária à plataforma on line do sistema. Ela também disse que, quem quiser, também poderá dar sequência aos estudos, pela mesma modalidade de ensino, fazendo graduação no Cederj/UAB, que oferece o curso no polo de Cantagalo.

Mesmo não podendo comparecer devido a outros compromissos, o prefeito Saulo Gouvea (PT) informou que tem procurado investir em qualificação profissional, principalmente dos jovens. “Parcerias como essa com o Cefet-RJ têm como meta cumprir o compromisso que assumi de investir em educação profissional. Há 15 dias, por exemplo, realizamos uma nova aula inaugural do Polo Cederj/UAB, quando comemoramos uma nova vitória. Além dos cinco cursos de graduação que já existiam no polo – matemática, pedagogia, história, tecnologia em sistemas de computação e administração –, implantamos o de engenharia de produção. São ações que a gente acredita, pois, quando aplicamos recursos em educação, estamos investindo no ser humano, estamos formando vidas, já que o conhecimento é algo individual, ninguém tira de ninguém. É uma satisfação muito grande investir no ser humano”, declarou o prefeito.

Segundo o Cefet-RJ, o curso de técnico em administração será ministrado na modalidade à distância, com tutoria on line e presencial (no polo), com duração de dois anos, além de estágio supervisionado, que varia de 400 a 460 horas.

Redação: Gilmar Marques

Orientações para as fotos

Fotos: Gilmar Marques