Voltar

Notícias

Cantata de Natal deste ano será nas janelas do prédio do Fórum


26 de novembro de 2015 402 visitas

Coral contará com vozes de, pelo menos, 100 crianças de escolas públicas e privadas. Evento está marcado para 11 de dezembro
Cantagalo – Marcada para o próximo dia 11 de dezembro (sexta-feira), a partir das 20 horas, a Cantata de Natal de Cantagalo, que já se tornou tradição na região, desta vez será realizada nas janelas do prédio do Fórum, na Praça João Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz. “É que, este ano, o Cantagalo Turismo Hotel, onde a cantata é realizada desde a sua primeira edição, está passando por obras de reforma”, explica a secretária municipal de Educação, Fernanda Torres.
A utilização do prédio, cuja construção data de 1890, foi autorizada pelo juiz da Vara Única da Comarca de Cantagalo, Márcio Barenco Corrêa de Mello, após pedido formulado pelo prefeito Saulo Gouvea. A apresentação, que promete encantar e emocionar o público mais uma vez, será realizada por um coral de, pelo menos, 100 crianças de escolas públicas e privadas, envolvendo as três redes de ensino na cidade – municipal, estadual e particular. A organização é uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura, de Educação, e de Turismo.
Os ensaios tiveram início na última segunda-feira, 23 de novembro. Já no primeiro encontro, as crianças mostraram que a apresentação poderá superar todas as expectativas. As crianças cantoras interpretarão clássicos universais em homenagem ao nascimento do Menino Jesus. ‘Noite Feliz’, ‘Bom Natal’, ‘Bate o Sino’, canções gospel, numa apresentação ecumênica, além de um pout-pourri de músicas de pastoril, são alguns dos destaques dos ensaios. O evento, que é gratuito, quer levar, mais uma vez, o clima natalino aos corações de cantagalenses e visitantes.
Cantata
Do italiano “cantata”, é um tipo de composição vocal, para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental, às vezes também com coro, de inspiração religiosa ou profana, contendo, normalmente, mais de um movimento e cujo texto, em vez de ser historiado, descrevendo um fato dramático qualquer, é lírico, descrevendo uma situação psicológica. Este gênero foi muito explorado, no período Barroco, por compositores como Johann Sebastian Bach, que escreveu mais de 200 cantatas, muitas delas com trechos famosos, como é o caso do coral Jesu bleibet meine Freunde (Jesus, alegria dos homens), da cantata BWV 147.
É o gênero mais importante de música de câmara vocal do período Barroco, o principal elemento musical do culto luterano. Na Itália, a palavra “cantata” foi usada pela primeira vez para variações estróficas na Cantade el arie, de Alessandro, o Grande, e logo passou a ser aplicada a peças que alternavam seções de recitativo, arioso e em estilo de ária.
Serviço
Cantata de Natal de Cantagalo
Organização: secretarias municipais de Educação e de Cultura
Data: 11 de dezembro de 2015
Local: janelas do prédio do Fórum (Praça Cônego Crescêncio Lanciotti – Centro)
Horário: 20 horas
Participação: gratuita
Redação/Foto: Gilmar Marques<