Voltar

Notícias

Cantagalo recebe Prêmio Brasil Sorridente por trabalho de excelência em odontologia


11 de novembro de 2015 262 visitas

Município foi classificado entre dez premiados no estado do Rio de Janeiro, com destaque para o trabalho preventivo realizado nas escolas
Cantagalo – Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, Cantagalo está entre os dez contemplados com o 1º Prêmio Brasil Sorridente, criado pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ), e que foi entregue em solenidade realizada no Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no último dia 21 de outubro, mesmo dia em que também foi entregue a Medalha Pedro Ernesto, maior honraria concedida pelo Legislativo carioca.
Representando Cantagalo, a ex-coordenadora de Saúde Bucal do município, Aretuza Pires, explicou que o prêmio é uma forma do CRO-RJ reconhecer os municípios do estado do Rio de Janeiro que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas locais de saúde bucal.
– Essa premiação tem por objetivo estimular as cidades do nosso estado para que possam manter ativas suas políticas de saúde bucal, valorizando a odontologia fluminense. Com destaque na categoria ‘C’, que corresponde aos municípios com até 50 mil habitantes, o município de Cantagalo desenvolve, com eficiência, atividades importantes para a região, enaltecendo a odontologia no estado, conforme afirma o próprio Conselho Regional de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro – destaca Aretuza Pires, que também é a representante de Cantagalo no CRO-RJ.
Uma das ações mais importantes desenvolvidas por Cantagalo é o Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal, trabalho preventivo das doenças da boca que teve início em agosto de 2013 e que se caracteriza pela visita da equipe do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde às escolas municipais e estaduais, avaliando crianças na faixa etária de 7 a 14 anos. O objetivo é diagnosticar quais áreas têm piores índices de saúde bucal e quais têm os melhores números. Em 2013, por exemplo, primeiro ano do trabalho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) deu ao município a classificação de nível médio de prevalência de cárie dentária, o que, para início de um trabalho, foi um resultado altamente positivo.
Na premiação, além da Moção entregue pelo CRO-RJ, Cantagalo também recebeu uma Moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, assinada pelo vereador Rafael Aloísio Freitas. Os critérios de pontuação para se conseguir o Prêmio Brasil Sorridente são determinados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Redação: Gilmar Marques
Foto: Divulgação