Voltar

Notícias

Cantagalo fecha parceria com o Sebrae para implantação do programa ‘Jovens Empreendedores’ na rede municipal de ensino


2 de março de 2016 492 visitas

Em princípio, pelo menos 33 professores serão capacitados. Estudantes do Centro e dos distritos serão beneficiados com conhecimento, aprendizagem e espírito de coletividade

Cantagalo – Incentivar os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. Estes são alguns dos objetivos da nova parceria firmada entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), através da coordenação regional em Nova Friburgo, e a Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Educação, que visa implantar na rede municipal de ensino o programa ‘Jovens Empreendedores’, que tem como finalidade desenvolver o potencial empreendedor desde muito cedo, já que o programa envolverá estudantes na fase inicial da vida escolar, o ensino fundamental.

O acordo de mais uma parceria foi firmado na tarde da última terça-feira, 1º de março, quando o prefeito Saulo Gouvêa e a secretária municipal de Educação, Fernanda Torres, receberam a coordenadora regional do Sebrae em Nova Friburgo, Fernanda Gripp, e a analista do Sebrae, Raquel Mattos Stumm. Segundo Fernanda Gripp, a ação faz parte do Plano Nacional de Educação Empreendedor (PNEE) e a proposta é que as noções de empreendedorismo em sala de aula sejam incluídas como uma ação extracurricular.

Ficou acertado que pelo menos 33 professores serão capacitados pelo Sebrae para trabalharem com o programa, ainda neste mês de março. “Vamos mobilizar os professores da nossa rede e, por uma concessão importantíssima feita pelo Sebrae a nosso pedido, também incluiremos professores coordenadores das escolas particulares do município. A nossa proposta é capacitar esses profissionais e dar início às ações em sala de aula de forma que a culminância deste primeiro momento aconteça em setembro, com a realização da Feira Literária de Cantagalo (Flican), que, este ano, completa dez anos, e que também envolve as escolas particulares e estaduais”, explicou a secretária municipal de Educação, Fernanda Torres.

O prefeito Saulo Gouvêa disse que, além das escolas do Centro da cidade, também serão mobilizados no programa estudantes das escolas dos distritos. “Não tem melhor investimento para mudar o cenário deste país que aquele que é feito em educação. Não podemos nos furtar a uma oportunidade tão grande, a um programa tão importante quanto esse apresentado pelo Sebrae, um parceiro incondicional da Prefeitura de Cantagalo e que sempre este ao nosso lado nos trazendo soluções e apontando caminhos. Sem dúvida, vamos selar esta parceria e executar esse projeto com todo o nosso entusiasmo”, declarou o prefeito.

Saulo Gouvêa também lembrou de quando concluiu a faculdade de odontologia, em 1977. “A gente aprende a profissão, mas entra no mercado sem nenhuma noção gerencial do negócio, sem nenhuma informação a respeito da relação com o cliente ou paciente, dependendo da profissão de cada um. Estou vendo que o programa ‘Jovens Empreendedores’ propõe dar essa noção gerencial às crianças desde a mais tenra idade, o que pode, e, com certeza, será, um caminho para que, no futuro, haja pessoas muito mais preparadas, seja para ter o seu próprio negócio ou para a própria segurança profissional como um todo”, afirmou.

Raquel Mattos Stumm, analista do Sebrae, encerrou explicando que promover a educação e a cultura empreendedora nas escolas, sem dúvida, é um grande desafio. “Os professores aprendem como passar o conceito de empreendedorismo e os estudantes põem em prática com tarefas e até criação e negócios, tudo de uma forma muito lúdica, utilizando materiais que o Sebrae fornecerá e que os professores aprenderão como utilizar. Além de estimular o surgimento e desenvolvimento de pequenos negócios, apresentamos uma perspectiva de cultivar o empreendedorismo que se articula com cidadania, cooperação e responsabilidade social”, ressaltou.