Voltar

Notícias

Bombeiros se preparam para as Olimpíadas


25 de agosto de 2015 223 visitas

Corporação fluminense tem experiência em grandes eventos, como a Copa do Mundo

Como preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Corpo de Bombeiros participou dos eventos-teste de vôlei, remo, ciclismo de estrada, triatlo, vela e hipismo. Cerca de 700 bombeiros militares atuaram como guarda-vidas, no atendimento médico de atletas e do público e na condução de viaturas.

Além dos equipamentos tradicionais dos bombeiros, como viaturas de salvamento, de incêndio e ambulâncias, também foram usadas motos aquáticas e botes de resgate que se aproximam mais da areia, oferecendo mais proteção às vítimas resgatadas em alto-mar.

Segundo o coronel-bombeiro Wanius de Amorim, superintendente para Grandes Eventos da Secretaria de Defesa Civil, foram realizados 25 atendimentos médicos nas seis modalidades esportivas.

– Somente no triatlo, atendemos três atletas de ponta com recursos do Corpo de Bombeiros. Temos atuado nos grandes eventos na cidade, desde 2007, e aperfeiçoado nossa estratégia operacional. Esses eventos-teste são importantes para conhecermos a operação, a dinâmica e os riscos inerentes a cada esporte, qualificar o atendimento e aperfeiçoar as relações com outras instituições que atuarão em 2016 para facilitar o processo de integração – disse o coronel.

Delegação japonesa

Graças à experiência fluminense, uma delegação do Japão, que planeja os Jogos Tóquio 2020, desembarca no Rio em novembro para aprender com os bombeiros fluminenses.

– Exportamos nossa estratégia operacional em grandes eventos. Nossa Legislação de Segurança Contra Incêndios e Pânico é baseada no Green Guide (guia britânico de segurança em eventos esportivos) – afirmou o superintendente.