Voltar

Notícias

Ansiedade – O que é? Quais são os sintomas? Tem cura? Faça o Teste!


11 de setembro de 2017 91 visitas

Considerado por muitos como o mal do século, a Ansiedade pode ser definida por muitos outros termos no dicionário, mas na prática, só quem sente de verdade esse mal pode traduzir o quão ruim é.

Suar, tremer, gaguejar… enfim, todos os sentimentos mais ruins do ser humano ficam a flor da pele quando ele está sofrendo com a ansiedade. Entretanto, muitas pessoas acabam confundindo os sintomas da Depressão, uma coisa totalmente distinta, com o assunto que estou tratando neste texto.

Por isso, resolvi criar um guia completo para mostrar todos os tópicos relacionados a Ansiedade, desde os seus sintomas, até os tratamentos mais eficazes para dar um fim nesse mal que afeta cada vez mais pessoas. Acompanhe.

O que é Ansiedade?

Como mencionei acima, quando se pensa em Ansiedade x Depressão, estamos sendo totalmente ignorantes pois um não tem nenhuma relação com outro. A ansiedade é vista num contexto popular quando estamos em um momento (ou passando por algum período) sob pressão, ou muito apreensivo para com alguma coisa… mas saiba que o significado puro dele é muito maior.

Ela é muito mais abrangente. Pode-se considerar como sintomas de ansiedade à partir do ponto em que você tem uma preocupação, tensão, medo ou pavor e qualquer outro sentimento ruim em excesso.

Quais os Sintomas?

Todos sabemos que, uma vez ou outra é completamente normal tem algum sintomas de Ansiedade, afinal, quem nunca ficou apreensivo para encontrar alguém que já não vê faz tempo, ou que nunca ficou nervoso por ter algum compromisso importante no dia seguinte e nem conseguiu dormir.

Isso é bem comum. Entretanto, existem cada vez mais casos, não só no Brasil, como no mundo, que esses sintomas estão tomando conta da vida de uma pessoa. E na maioria dos casos, ela está tão acostumada em sentir essas emoções exageradas que nem percebe que isso se transformou num transtorno.

Para que você possa tem uma visão mais abrangente de tudo o que acontece quando esse problema passou dos limites, irei listar alguns dos sintomas mais comuns sofridos por quem já está sofrendo de transtornos de ansiedade e ainda nem se deu conta.

Sintomas Psicológicos

A ansiedade está ligada diretamente com o nosso sistema mental, por isso, a maioria dos sintomas não são nítidos; não são sentidos na pele, mas sim, psicologicamente.


  • Medos irracionaisMedos Irracionais: um dos fatores que poucos conseguem observar ligação com a ansiedade é o medo que alguma pessoa tem de animais, de voar ou de até mesmo estar em meio a uma multidão. Pode parecer apenas uma simples fobia, mas quando ela se torna exagerada, já cai na categoria de transtornos; você se torna incapaz de fazer mais do que sua mente te delimita;

  • Pensamento apurado e sanoAutoconsciência: não são todas as pessoas que tem a desenvoltura de chegar em alguma festa e conversas com todos, beber, comer sem ao menos sentir que está sendo inconveniente. A autoconsciência começa a se tornar um mal assim que a pessoa se sente tão inconveniente de realizar uma tarefa, que desiste dela, tremem, se avermelham, suam;

  • Lembranças ruins que devemos esquecerLembranças ruins: se você já passou por alguma situação/evento que marcou a sua vida de maneira negativa, algo realmente traumático e que costuma lembrar em certas ocasiões, completamente normal. Mas isso se torna parte de um transtorno de ansiedade à partir do momento que esse “Flashback” começa a aparecer constantemente em sua mente;

  • Preocupação/perfeccionismo: esse sintoma aparece geralmente em pessoas que vivem em constante pressão na vida, pessoal ou profissional, e querem que tudo saia conforme (ou melhor do que) tinha planejado. O perfeccionismo é tanto que tais pessoas nem se dão conta de que toda essa preocupação para algo dar certo é na verdade uma ansiedade para ouvir opiniões positivas de quem as julgam.

Esses são apenas alguns dos mais comuns em dias atuais. Entretanto, podia citar dezenas de outros sintomas, como: pânico, vergonha de sair (ou falar) em público, compulsividade e muitos outros.

Sintomas físicos

Embora a maioria dos sintomas da ansiedade sejam psicológicos, existem alguns fatores físicos mínimos, que muitas vezes passam por despercebidos, mas que entregam na mesma hora que uma pessoa sofre de transtornos.

  • Insônia: embora pareça bem claro que a insônia está diretamente ligado a preocupações com a família, com dinheiro ou com outro problema na vida pessoal, e que em poucos dias, muitas pessoas não conseguem se livrar desse mal. A insônia se torna tão comum que acaba sendo algo corriqueiro. Entretanto, isso é um sintoma claro de que essa pessoa está com transtornos;
  • Roer unhas: esse é o sintoma que mais escancara que uma pessoa é muito ansiosa e acontece com mais de 63% da população brasileira. Geralmente, isso é nítido para quem está ao lado de alguém com transtornos de ansiedade: quem sofre se cala, começa a pensar em problemas e imediatamente leva as mãos a boca para roer as unhas;
  • Tensão muscular: observa-se nitidamente isso em pessoas que passam o dia sentado e/ou que exercem atividades que não exigem muito do corpo. Tais pessoas não conseguem controlar seus próprios pensamentos e constantemente apertam a mandíbula, flexionam o punho (ou o corpo todo), tensionando-o com vigor;
  • Dores: essas dores na barriga que você tem, que causam enjoos acontecem muito por conta da agitação com que você balança suas pernas e braços, pois está nervoso. No peito ou na cabeça, as dores de quem sofre com ansiedade são acarretadas pelo nervosismo ou preocupação que estão tendo com algo (um medo constante).

Se você se identificou com algum dos perfis de pessoas que citei acima, em qualquer um dos sintomas, mas ainda não sabe se é por conta da ansiedade, não se preocupe.

Logo abaixo, você vai encontrar informações sobre testes de ansiedade, mas antes, confira os tipos mais comuns desse mal.

Tipos de ansiedade

Irei dar uma pequena amostra e explicar brevemente os tipos de ansiedade que mais afetam a população mundial atualmente. Vale lembrar que, raramente alguém vai sofrer de apenas uma, pois a maioria dos sintomas já vem acompanhado de outro.

  1. Ansiedade Generalizada – Pessoas que se preocupam com tudo em sua volta, mesmo que essas coisas sequer mudem algo em sua vida. É considerado ansiedade generalizada à parir do 4 mês agindo de tal modo;

  2. Ansiedade Social – Pessoas que temem a interação social, que não se sentem bem quando está com pessoas (estranhas ou familiares). Pode parecer loucura para alguns, mas para outros isso é bem sério e afeta muito;

  3. Controle sua ansiedade naturalmenteTranstorno de Ansiedade – Está diretamente relacionado com síndromes, fobias, estresse excessivo, transtorno de obsessão, distúrbios, TOC, enfim tudo que não permitem que uma pessoa possa viver em paz com outras (ou consigo mesmo);

  4. Crise de Ansiedade – Os sintomas da crise de ansiedade são mais físicos. Então, pode ser considerado como sintomas dessa crise: suor frio, atropelamento de falas, boca seca. Ou seja, tudo o que é relacionado com sentimentos físicos, considera-se como crise;

  5. Controle emocional apuradoAtaques de Ansiedade – Conhecido popularmente como “Crise de Existência”, os ataques de ansiedade acontecem quando começamos a nos perguntar o porquê de tudo: “Por quê estou vivo”, “E se eu me matar?”, “Será que vou enlouquecer?”, “E se eu passar vergonha?”.

Estes são apenas alguns dos tipos de ansiedade que são visíveis em poucos dias. Continue e saiba mais sobre este problema!

Ansiedade na Gravidez

Claro que é totalmente normal ter ansiedade na gravidez, mas as vezes a mamãe fica tão obcecada com tal situação, que pode acabar trazendo males tanto pra ela, quanto para o próprio bebê.

Como curar: o tratamento para tal não deve ser de modo algum à base de remédios farmacêuticos, pois isso pode acabar trazendo ainda mais problemas. Opte sempre por calmantes naturais e pela prática saudável de exercícios leves.

E deve-se levar em conta que o papel dos familiares é muito importante nessa situação. Amor, afeto, carinho e principalmente atenção para com a gestante e o bebê nunca será demais.

Ansiedade nas crianças

Com toda certeza, um dos períodos mais complicados na vida de uma pessoa é a infância. Éa época em que estamos descobrindo coisas novas, tudo é novo e os pais e principalmente os professores podem ajudar no tratamento contra a ansiedade nas crianças.

Conversas constantes sobre o cotidiano da criança nunca será demais, pois um transtorno de ansiedade logo na infância pode desencadilhar sérios problemas psicológicos para o resto da vida.

Alguns sintomas mais comuns de que algo está errado com os baixinhos são: timidez extrema, medo extremo de uma determinada coisa, voltar a urinar na cama ou até mesmo chupar o dedo.

Teste de ansiedade

Se você viu tudo o que foi mostrado acima, mas ainda sim tem dúvidas de que está sofrendo de ansiedade, irei colocar abaixo um link de uma fonte confiável, onde você pode fazer o teste e tirar a limpo essa dúvida.

→ http://extras.ig.com.br/infograficos/ansiedade/ ←

Observação:

Vale lembrar que, independentemente dos resultados e da confiabilidade que a fonte nos trás, isso é um teste online. Então, se fez o teste, deu que você não tem nenhuma ligação com esse mal, mas algo em sua cabeça te diga que tem, veja abaixo alguns métodos, naturais e sintetizados, que você pode usar para se livrar de uma vez por todas desse peso em sua vida.

Como controlar a ansiedade

Estudei durante um bom tempo sobre psicologia e enfermidades da mente, então posso inferir que se você chegou até essa parte do texto, é certo de que deve estar pensando: “Será que ansiedade tem cura?” ou “Como eu posso eliminar isso da minha vida?”.

Felizmente, existe sim como tratar a ansiedade! Mas como todo processo, ele pode ser muito demorado se você não usar as táticas certas.

Por isso, abaixo reuni tratamentos medicinais bem eficazes para que você possa eliminar de vez todos os vestígios de ansiedade de seu corpo e mente.

Tratamentos

Os tratamentos mais comuns e mais conhecidos para amenizar a Ansiedade, também são as mais caras: sessões com psicólogos, psicológicos ou outros especialistas na área.

Mas sendo realista, isso vai te tomar muito tempo e provavelmente, o especialista irá te indicar um medicamento.

Por isso, é preciso que você passe com algum profissional, compre o remédio recomendado e mantenha contato próximo com o profissional, para sempre estar apar de sua situação.

Afinal, ninguém pode sair tomando medicamentos sem ao menos saber qual o grau do problema que está enfrentando.

Medicamentos

Existem diversos medicamentos farmacêuticos para controlar a ansiedade. Entretanto, é preciso ter em mente que todos eles oferecem grandes riscos para a sua saúde quando não são ingeridos de uma forma correta.


Ansiolíticos

Conhecido popularmente como tranquilizantes, os ansiolíticos são as melhores soluções para quem quer acalmar os ânimos. Tais remédios tem o poder de anestesiar de forma parcial sua sensibilidade neurológica. Assim, você perde a capacidade de ter excitações em suas emoções.

Mas os efeitos colaterais por trás de todos estes remédios que se enquadram como ansiolíticos variam muito: desde a sonolência, até fraqueza emocional e física quando usados à longo prazo. E claro, causa muita dependência por conta desse efeito relaxante.


Medicamento para saúde mentalAntidepressivos

Há também os remédios de origens antidepressivas que podem serem usados por quem sofre de ansiedade em nível extremo. Não é recomendado de modo algum para quem está com apenas alguns sintomas leves, pois podem causar uma séria dependência, além de problemas inimagináveis.

Ele age de dois modos na mente do ser humano: quando atua sobre os neurotransmissores, ele dá uma sensação de fortificação do ânimo, diminuindo assim as fobias e os medos, fazendo com que a pessoa fique muito mais corajosa e segura consigo e com todos a sua volta.

Já o outro ponto é a melhora na ansiedade. Ele faz com que as preocupações sejam minimizadas e os pensamentos ruins desconsiderados pelo cérebro. Entretanto, a dependência emocional que se constrói para com os Antidepressivos é muito alta.


Anti Psicóticos

Usados somente quando o nível de ansiedade está ao extremo e a pessoa já está começando a ter associações com problemas bem graves mentalmente, que já não conseguem distinguir o que é real ou pensamento.

E vale lembrar que essas 3 categorias de remédios para ansiedade precisam de prescrição médica, além de um acompanhamento profissional MUITO próximo. Tenha em mente que são medicamentos que vão alterar todo seu sistema cerebral, é preciso ter muito cuidado; seguir a risca as recomendações.


Observação:

Importante→ Todos estes remédios podem causar danos sérios, tais como diminuição da líbido e do ânimo, crises de existência e retardamento ejaculatório.

Métodos naturais para controlar Ansiedade

Existe também algumas maneiras naturais de se tratar a ansiedade. Os próprios chás, alguns sucos naturais e até mesmo algumas verduras são muito bons para acalmar uma pessoa no começo de (ou durante) um surto.

  • Remédios naturais para ansiedade: Suco de maracujá, alface, chá de camomila, raiz de valeriana e chá de kava-kava;
  • Exercícios para controlar a ansiedade: Pilates, natação, Yoga, corridas e outras técnicas de relaxamento;
  • Coisas cotidianas que ajudam na ansiedade: Banho morno, mensagens de afeto, interação social e apoio moral.

Enfim, existem diversas soluções para matar de vez esse problema e que não irão afetar sua vida de modo negativo.

Floral

Ação nos neurônios do ser humanoPara finalizar esse guia, irei mostrar um remédio natural que vem sendo cada vez mais usado por pessoas de todas as idades e que está sendo recomendado por centenas de especialistas na área de saúde e controle mental, o Floral.

O floral nada mais é do que uma saída totalmente natural para que seus neurônios fiquem harmonizados; para que você melhore sua condição mental e se poupe do cansaço e do estresse mental. Assim, você vai melhorar continuamente o problema da ansiedade, pois a mudança vai ser interna.

Então, pode-se dizer que a melhor solução para quem está em uma situação corrida, mas que precisa de algo 100% natural para tratar os sintomas cada vez mais recorrentes da ansiedade e que não mecha em nada com o sistema cognitivo/mental é o Floral.

Melhores Florais do Mercado

Se você se interessou pelo Floral para tratar a ansiedade de um modo inofensivo, mas muito eficaz, e quer saber quais são os melhores do mercado no quesito custo-benefício, irei listar abaixo o 2 produtos que estão fazendo um enorme sucesso.

Fique tranquilo (a), eu mesmo já testei os 2 e posso dizer que são muito bons para dar um UP em sua mente naturalmente.

Fator Genius

O Fator Genius é um produto natural que conta com um floral ativo em sua fórmula. Permite que seu consumidor desenvolva melhor suas ideias, clareia a mente do usuário para que nunca se confunda com as ideias.

Não senti nenhum efeito colateral ao usar, mas há relatos de dores de cabeça e de estômago. Faz-se o uso de 2 cápsulas por dia.

Fator Genius

 Saber Mais  Comprar AgoraÉ importante dizer que, além de proporcionar uma melhora no pensamento e uma sensação de conforto, ele ainda promove um melhoramento nítido em sua capacidade cognitiva. Sim! Você ainda ficará mais apto em fazer tarefas que antes tinha dificuldades, ou nem sabia fazer.

OptiMemory

Outro produto muito bom à base de Floral que eu testei e obtive bastante resultados foi o OptiMemory. A fórmula inteira dele gira em torno de ingredientes naturais que não agridem seu organismo, e ainda relaxa a sua mente: a preocupação ou obsessão que você tem, ele trata de amenizar consideravelmente.

Opti Memory

E, assim como o nootrópico Floral acima, ele não só ajuda no relaxamento mental, como também deixa sua memória excelente. Esse produto não traz nenhum efeito colateral e ainda ajudar na saúde da sua cabeça. Toma-se 2 vezes ao dia, também.

Caso queira saber mais sobre os produtos acima, clique em seus respectivos botões. Você vai encontrar muito mais informações sobre preço, fórmula, modo de ação, além de encontrar inúmeros depoimentos de pessoas que já usaram.