Voltar

Notícias

2º Fórum Rio Serra Norte vai debater alternativas para o desenvolvimento da região


3 de dezembro de 2015 271 visitas

Evento acontecerá no dia 8 de dezembro, no Carmo, e discutirá a captação de recursos e a queda de arrecadação nos municípios.

Com o objetivo principal de discutir propostas para o fortalecimento da região, abordando temas como: cooperação intermunicipal, fortalecimento das vocações regionais e desenvolvimento de projetos e convênios, o 2º Fórum de Desenvolvimento Regional – Rio Serra Norte terá a participação dos municípios que compõe a região Serra Norte Fluminense.

O município de Carmo sediará a segunda edição do evento, que acontecerá na próxima terá feira – 8 de dezembro, das 14h às 18h, no Centro Cultural Professor Jair Nunes Macuco, no centro de Carmo. A realização do evento é da Trade Assessoria e Projetos, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca e da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais do Brasil.

A primeira edição aconteceu em Macuco e foi o ponto de partida para a organização do Consórcio de Desenvolvimento Rio Serra Norte. Durante esse ano, várias reuniões foram realizadas no sentido de organizar os municípios e identificar as áreas para a criação de projetos. O objetivo é de iniciar os trabalhos do Consórcio de Desenvolvimento em janeiro de 2016, quando toda a estrutura estará pronta. Para o Presidente do Consórcio e Prefeito de Macuco, Félix Lengruber, o trabalho unificado dos municípios com a construção de uma agenda de desenvolvimento conjunta, será muito importante para a realização de obras e investimentos nas cidades. “Somente através do Consórcio vamos conseguir recursos novos e minimizar os efeitos da queda de arrecadação que assola todos os municípios.” Continua Félix.

O Governo do Estado, através da SEDRAP, estará presente e apresentará formas de cooperação e apoio para o fortalecimento dos Consórcios no estado. Para Renato Bravo, Sub Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, a organização dos municípios em Consórcios e a possibilidade de captação de recursos e projetos é de fundamental importância para o financiamento de políticas públicas e o crescimento do IDH da região. “A nossa Secretaria vai apresentar de que forma o Governo do Estado estará dando o suporte necessário para a criação e o fortalecimento dos consórcios existentes, além de apresentar o programa de artesanato e outros projetos em execução.”

O Prefeito anfitrião César Ladeira, ressalta a importância dos municípios caminharem juntos na busca por melhorias para a população. “Precisamos entender que somente através da nossa união é que teremos condições e trazer mais recursos para os nossos municípios. Estamos muito felizes em poder sediar a segunda edição deste evento.” Explica o Prefeito de Carmo.

Segundo o coordenador técnico do evento, José Alexandre Almeida, a proposta do Fórum é de buscar a unidade dos municípios em temas de interesse comum, e de forma conjunta, propor ações coordenadas que possam alavancar novas oportunidades para a região. “A idéia de Fórum surgiu da necessidade de estabelecer um evento onde que apresente novas idéias, projetos e que aponte o caminho para as ações que possam ajudar os municípios a atravessar esse momento de crise. Porém, o mais importante será ouvir as demandas trazidas pelos participantes e criar um fórum permanente de discussões sobre o potencial da região”. Explica José Alexandre.

A entrada é franca e o evento é aberto aos gestores públicos, sociedade, empresários e todos os interessados pelos temas a serem debatidos. A programação completa está no site www.tradeassessoria.com, onde será possível fazer a inscrição on line.