Voltar

Notícias

1°Festival de Pipas Artísticas de Cordeiro teve mais de 300 inscritos


28 de agosto de 2015 297 visitas

ASCOM – Prefeitura de Cordeiro

No domingo, 23, o Grupo de Escoteiros 125° Sempre Alerta de Cordeiro realizou o 1º Festival de Pipas Artísticas do município, no Parque de Exposições Raul Veiga, contando com apoio da prefeitura local. O evento, realizado em parceria com a Associação de Pipeiros do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), teve oficina de pipas temáticas, revoada de pipas artísticas, combate de rokakku e demonstração de pipas esportivas. Começou às nove e terminou por volta das 16 horas.
Na oficina de pipas temáticas, foram confeccionadas pipas do tipo “peixinho”. Os 310 participantes inscritos aprenderam a confeccionar e manusear sua própria pipa. A revoada de pipas artísticas foi um dos destaques, atraindo a atenção de crianças e adultos, especialmente para modelos como o dragão chinês e as infláveis.
Tradição japonesa, o combate de rokakku reuniu participantes de várias faixas etárias e teve como objetivo mostrar que é possível derrubar a pipa do adversário sem a utilização do cerol. Por sinal, muitos foram os momentos de conscientização sobre o perigo do cerol, prática condenada pelas associações sérias e comprometidas com a divulgação correta da modalidade.
O prefeito Leandro Monteiro entregou premiação ao vencedor do combate de rokakku e fez questão de prestar homenagem, ao lado da secretária de Esporte e Lazer, Fanny Moulin, ao presidente e aos demais membros da APERJ presentes ao evento. “O festival de pipas proporcionou momentos de diversão, integração e fortalecimento de vínculos comunitários e familiares”, opinou Leandro.
O prefeito também elogiou a iniciativa dos organizadores de conscientizar os adeptos sobre os perigos que podem estar por trás da brincadeira, como, por exemplo, os acidentes causados pelo uso do cerol.