Voltar

Notícias

151 ANOS DE EUCLIDES DA CUNHA SÃO LEMBRADOS POR SOLENIDADE EM CANTAGALO


24 de janeiro de 2017 388 visitas

Solenidade organizada pela secretaria de cultura, marcou o dia do nascimento do Ilustre Escritor Cantagalense.

No ultimo dia 20 de Janeiro, além do dia de São Sebastião, Cantagalo também tem uma importante comemoração histórico cultural, dia do aniversário do ilustre escritor cantagalense Euclides da Cunha.

Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em Cantagalo (RJ), em 20 de janeiro de 1866, e faleceu no Rio de Janeiro, em 15 de agosto de 1909. Foi escritor, sociólogo, repórter jornalístico, historiador e engenheiro. A importância histórica do Autor, foi destacada no evento que ocorreu pela manhã(9h) no Jardim da Praça João XXIII , no centro de Cantagalo, onde se localiza o busto erguido em homenagem à Euclides. Participaram do evento representantes da sociedade civil, representantes da juventude Euclidiana, representantes do Governo, professores e membros da equipe das secretarias de Cultura e Turismo.

Destacou-se muito a figura de Euclides em sua pluralidade, sendo evidenciada não só a sua grande importância na área da literatura  , mas também no desenvolvimento social e no pensamento político. O autor  tratava em seus textos sobre questões que permanecem atuais e também sempre lutou por um povo menos favorecido.

A secretaria de cultura , buscou neste evento comemorativo em alusão a data de nascimento de Euclides, evidenciar ainda que de forma singela devido as atuais dificuldades financeiras do município, a tamanha importância do autor para a história da cidade de Cantagalo e sua importância para o Brasil. Foi também mencionado pela equipe da secretaria de cultura, a intenção de a cada dia mais reavivar a chama do movimento Euclidiano em nossa cidade. Futuros eventos com esta temática já estão sendo colocados em pauta pela atual equipe , com a intenção de em parceria com outras secretarias e com a sociedade, fortalecer o nome de Euclides na cidade de Cantagalo.